Sobre o Periódico

Dados gerais do periódico:

  • Nome: Revista Brasileira de Ciências Criminais (RBCCRIM)
  • Responsável: Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM)
  • Formato: impresso (Editora Thomson Reuters)
  • Ano de criação: 1992 (sem interrupções)
  • Periodicidade: mensal
  • Recebimento de manuscritos: fluxo contínuo e editais especiais
  • ISSN: 1415-5400
  • Qualis: A2

Linha Editorial:

A Revista Brasileira de Ciências Criminais visa à publicação de trabalhos científicos relacionados às ciências criminais, essencialmente compreendidas entre as áreas de Direito Penal, Direito Processual Penal e Criminologia, além de seus pontos de transdisciplinaridade com outras esferas do conhecimento, como a psicologia, a medicina, a antropologia, a sociologia etc.

            Com o objetivo de abranger tal escopo editorial, o periódico é dividido nas seguintes seções:

  1. Direito Penal: abrangendo Teoria Geral, Parte Especial, Legislação Penal Especial e Direito Penal Econômico;
  2. Processo Penal;
  3. Crime e Sociedade;

 

Ademais, a RBCCRIM, almejando a interlocução entre a estruturação de uma sólida doutrina nas ciências criminais e seu impacto na prática judicial, também publica comentários críticos a decisões jurisprudenciais, preferencialmente aquelas emanadas dos tribunais superiores e internacionais. Tais contribuições integram a seção Direito em Ação - Comentário Jurisprudencial. Além disso, também são publicados Pareceres acerca da aplicação prática de teorias relevantes às ciências criminais.

Por fim, visando à divulgação de importantes trabalhos científicos publicados em âmbito nacional e internacional, especialmente pesquisas acadêmicas, há a seção Resenhas Críticas, em que se apresentam breves comentários a tais publicações, ensejando críticas e incentivo ao debate científico. Ocasionalmente, também serão admitidas e publicadas entrevistas avaliadas pela coordenação como relevantes à promoção do debate científico concernente ao escopo do periódico.