Revistas
-
Revista Brasileira de Ciências Criminais
- Dados gerais do periódico
- Nome: Revista Brasileira de Ciências Criminais (RBCCrim)
- Responsável: Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM)
- Formato: impresso (Editora Thomson Reuters)
- Ano de criação: 1992 (sem interrupções)
- Periodicidade: bimestral
- Conteúdo: fechado para assinantes
- Recebimento de manuscritos: fluxo contínuo e editais especiais
- ISSN: 1415-5400
- Qualis: A1
- Linha editorial
A Revista Brasileira de Ciências Criminais visa à publicação de trabalhos científicos relacionados às ciências criminais, integrada pelas áreas de Direito Penal, Direito Processual Penal e Criminologia. O periódico igualmente publica trabalhos interdisciplinares nas áreas das ciências humanas e ciências sociais, desde que apresentem contribuições que dialoguem com os temas e os problemas das ciências criminais.
Com o objetivo de abranger o escopo editorial, o periódico é dividido nas seguintes seções: (a) Direito Penal; (b) Processo Penal; e (c) Criminologia.
A RBCCrim, almejando o desenvolvimento de um sólido saber nas ciências criminais que produza impactos na prática judicial, também publica comentários críticos a decisões jurisprudenciais, preferencialmente aquelas emanadas dos tribunais superiores e internacionais, e pareceres. Com intuito de igualmente dialogar com a academia, o periódico publica resenhas críticas, entrevistas e relatórios de pesquisas. Tais contribuições integram principalmente a seção (d) Direito por quem o faz ou podem ser dispostas de forma autônoma.
-
Boletim IBCCRIM
O Boletim do IBCCRIM é uma publicação de periodicidade mensal, em circulação desde 1993, que apresenta aos associados e às associadas do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais trabalhos de grande relevância sobre temas atuais de Direito Penal, Direito Processual Penal, Criminologia e Direitos Humanos, bem como traz uma coletânea de jurisprudência dos tribunais pátrios sobre direito criminal.
Além de contar com a presença de diversos autores de grande renome na academia, a qualidade das publicações do Boletim do IBCCRIM é certificada pelo sistema de avaliação cega por pares. Difere-se das demais publicações acadêmicas pelo seu formato de boletim, que possibilita trazer ao leitor o conteúdo científico de forma mais concisa e dinâmica.