Perspectiva jakobsiana do direito penal e da pena:

serão possíveis contribuições para a contenção da tutela penal?

Autores

  • Jéssica Thais de Lima Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Brasil

Palavras-chave:

Günther Jakobs, função do Direito Penal, Finalidade da Pena, Funcionalismo Sistêmico, Expansão do Direito Penal

Resumo

Nem sempre é uma tarefa fácil e simples a abordagem de Jakobs em espaços destinados ao debate de Direito Penal. Não raro, o professor da Universidade de Bonn é tomado apenas da perspectiva de sua teoria do direito do penal inimigo, o que ofusca que toda sua construção teórica de fases anteriores seja discutida, ou quando é sempre há uma mistificação de que Jakobs construiu uma teoria conservadora, destinada a legitimar Estados totalitários e sociedades do terror em detrimento da liberdade de seus sujeitos. A tentativa de trazer uma abordagem diferente, que ousa encontrar pontos na teoria Jakobsiana, mais precisamente em sua segunda fase, e os concilia com um debate a respeito da contenção da expansão da tutela penal é o que consiste o principal objetivo do presente artigo. Para isso, será de profunda importância identificar a função do Direito Penal e a finalidade da Pena na perspectiva funcionalista sistêmica de Jakobs.

Biografia do Autor

Jéssica Thais de Lima, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Brasil

Formada em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP, em 2016. Membra participante do Grupo de Estudos Avançados sobre Escolas Penais, em 2015.

Downloads

Publicado

2017-07-03

Como Citar

de Lima, J. T. (2017). Perspectiva jakobsiana do direito penal e da pena:: serão possíveis contribuições para a contenção da tutela penal? . Revista Liberdades, 10(24). Recuperado de https://publicacoes.ibccrim.org.br/index.php/liberdades_2009/article/view/1767