Lombroso e o Nascimento do Positivismo Criminológico
Maestria Científica ou Artefato Cultural?
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Criminologia Positivista, Criminologia Cultural, Tatuagem, Lombroso, CulturaResumo
Este artigo desenvolve uma abordagem criminológico cultural do nascimento do positivismo criminológico, com o advento da estética lombrosiana, que aqui é compreendida de forma inovadora como arte performática e exercício de poder cultural sedutor que anula a multiplicidade de significados culturais visíveis não só no criminalizado, como também nos aborígenes. A crítica é inserida no contexto do exercício de poderes coloniais europeus nos oitocentistos, lançando luzes sobre a riqueza de significados por trás da tatuagem ou te moko. Em conclusão, o artigo aponta que o positivismo científico de Lombroso era a arte performática a serviço do poder europeu. As ciências “naturais” não podem depender de sua aceitação por seus sujeitos; mas a criminologia era, e é, no entanto, uma ciência social que existe dentro dos domínios da cultura, e de questionamento e afirmação normativa, de ambiguidades e ambivalências. O positivismo tenta “naturalizar” uma interação política e cultural. Contra isso, deve-se ressaltar que o crime e a reação ao crime não podem deixar de ser locais para a interação das muitas formas de poder social, para o exercício de formas de poder e de estratégias de resistência.
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