Plano de Desenvolvimento Editorial (PDE)

Plano de Desenvolvimento Editorial (EDP)
2022 / 2025

1. 1 Plano de Desenvolvimento Editorial. A Revista Brasileira de Ciências Criminais (RBCCRIM) estabeleceu as seguintes metas a serem alcançadas a curto e médio prazo.

2. Continuar contribuindo para a publicação de trabalhos produzidos em programas de pós-graduação, resenhas críticas, entrevistas com pesquisadores de grande relevância para o escopo da revista, bem como produções técnicas no campo das ciências criminais (pareceres e jurisprudência anotada).

2.1 Continuar a expandir o extenso e confiável repositório para pesquisadores que buscam material revisado por pares (double-blind review) para publicação. Em 2023, a revista celebrará seu 32º aniversário.

2.2 Continuar a publicar chamadas para artigos com dossiês temáticos para incentivar a produção intelectual sobre tópicos específicos.

3. Rigor científico. Adotar critérios nacionais e internacionais rigorosos para manter um processo editorial ético e transparente.

3.1 Preparar e publicar dados de submissão para maximizar a transparência editorial.

4. Publicidade. Incentivar a publicação de artigos científicos relevantes para o desenvolvimento e aprofundamento da teoria, de dentro e fora do território nacional.

4.1 Incentivar a submissão de artigos de autores estrangeiros e continuar a projetar o reconhecimento internacional da revista.4.2 Tentar indexar e classificar a revista em indexadores internacionais.

4.3 Introduzir um número DOI para todos os artigos publicados.

4.4 Organizar eventos on-line e/ou presenciais, inclusive com os autores das publicações, para contribuir com a disseminação dos artigos publicados e a promoção dos próprios autores.

4.5 Promover a RBCCRIM e suas publicações em redes sociais, instituições acadêmicas, universidades, programas de pós-graduação, tribunais, entre outros.

5. Traduzir todo o sistema da RBCCRIM para o espanhol e para o inglês.