Desacato

um tipo penal convidativo ao abuso

Visualizações: 17

Autores

  • Alexandre de Lima Castro Tranjan Universidade de São Paulo, Faculdade de Direito, Departamento de Direito Processual.

Palavras-chave:

Desacato, Criminalização, Textura aberta do direito, Abuso de autoridade, Rigor probatório

Resumo

No presente artigo, realizar-se-á uma análise crítica acerca do tipo penal do desacato, centrada em três eixos: em primeiro lugar, comenta-se a respeito do que aqui se chama de “textura escancarada” do conceito de desacato. Após, trata-se da margem para abuso de autoridade que a amplitude do tipo penal enseja, somada à questão probatória. Por fim, defende-se que a criminalização do desacato compromete a liberdade dos cidadãos perante funcionários públicos, partindo de uma concepção republicana de liberdade como não dominação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre de Lima Castro Tranjan, Universidade de São Paulo, Faculdade de Direito, Departamento de Direito Processual.

Graduando em Direito pela USP. Foi pesquisador-bolsista de iniciação científica em Filosofia do Direito pelo CNPq (2020-21) e é monitor-bolsista de Filosofia do Direito I e II (2021-atual). Vinculado por programa de pesquisa em Filosofia do Direito à Universidade Palacký, em Olomouc, República Tcheca (2021-atual). 

Downloads

Publicado

2024-07-22

Como Citar

de Lima Castro Tranjan, A. (2024). Desacato: um tipo penal convidativo ao abuso. Boletim IBCCRIM, 30(352), 26–27. Recuperado de https://publicacoes.ibccrim.org.br/index.php/boletim_1993/article/view/1448