Plano de Desenvolvimento Editorial (PDE)

Plano de Desenvolvimento Editorial (2022-2025)

1Plano de Desenvolvimento Editorial. O Boletim IBCRRIM atribui como metas a serem alcançadas em curto e médio prazo os seguintes itens.

2. Contribuir para a publicação de pesquisas oriundas de grupos de estudos, organizações da sociedade civil, grupos de pesquisa, assim como de trabalhos elaborados em programas de graduação e pós-graduação.

2.1 Tornar o Boletim um repositório vasto e confiável para pesquisadores que buscam material que foi devidamente avaliado por pares (double blind review) para poder ser publicado.

2.2 Publicar editais de chamadas de artigos com dossiês temáticos para incentivar a produção intelectual sobre determinados temas.

3. Rigor científico. Adotar critérios nacionais e internacionais rigorosos para manter um processo editorial ético e transparente.

3.1 Elaborar e publicar dados das submissões para maximizar a transparência editorial.

4. Divulgação. Incentivar a publicação de artigos científicos relevantes para o desenvolvimento e o aprofundamento teórico, sobretudo no território nacional.

4.1 Incentivar a remessa de artigos de autores estrangeiros e auxiliar no reconhecimento internacional da revista.

4.2 Buscar a indexação e a classificação da revista em indexadores e avaliadores nacionais e internacionais.

4.3 Introduzir número de DOI nos artigos publicados

4.4 Realizar eventos on-line e/ou presenciais, inclusive com os autores das publicações, para auxiliar na divulgação dos artigos publicados no Boletim e na própria promoção dos autores.

4.5 Divulgar o Boletim e as suas publicações em redes sociais, instituições acadêmicas, universidades, programas de pós-graduação, tribunais, dentre outros.