A luta contra o racismo há de ser constante

Vistas: 10

Autores/as

  • IBCCRIM IBCCRIM

Palabras clave:

Luta antiracista, Práticas antidiscriminatórias, Inclusão

Resumen

O racismo não descansa. Na realidade, os casos de discriminação racial acontecem o tempo todo. Com vistas a promover a supremacia da branquitude, suas engrenagens formam um bem-acabado sistema de opressão que se reorganiza diuturnamente, em especial para sua própria manutenção. Em sua própria marcha, por mais dedicada que seja a luta antirracista, o fim de um mundo antinegro ainda está no universo da utopia que, aliás, tem se distanciado a passos largos de uma resposta ideal a cada implementação de práticas antidiscriminatórias e inclusivas. De tal modo, quando uma medida antirracista é posta em prática, a possibilidade de criar fissuras nas velhas estruturas e a certeza de reações negativas tornam necessário ter à mão a cartada seguinte, garantindo um continuum que dê sentido, verdade e potência à luta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

IBCCRIM, IBCCRIM

Fundado em 1992, após o Massacre do Carandiru, em São Paulo, o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) contribui para o desenvolvimento e a disseminação das Ciências Criminais por todo o país, promovendo diálogos entre academia, poder público e sociedade civil.

Reconhecido nacional e internacionalmente por sua atuação na área de produção científica -- incluindo o acervo de sua Biblioteca, a mais completa em Ciências Criminais da América Latina -- o IBCCRIM realiza cursos, eventos, debates e iniciativas de extensão universitária e iniciação científica. As publicações produzidas pelo Instituto, além das notas técnicas e pareceres sobre projetos de lei e ações judiciais de grande repercussão, são referências para pesquisadores, profissionais, jornalistas e estudantes.

Publicado

2024-07-11

Cómo citar

IBCCRIM. (2024). A luta contra o racismo há de ser constante. Boletim IBCCRIM, 29(346), 2. Recuperado a partir de https://publicacoes.ibccrim.org.br/index.php/boletim_1993/article/view/1352

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 5 > >>