Vídeos e fotografias em julgamento. O mito da totalidade e da transparência, o papel central do contexto e o peso a prova combinada
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Prova, Vídeos, Fotografias, Epistemologia aplicada ao processo penal, Semiótica aplicada ao processo penal, Peso da prova combinadaResumo
O presente estudo pretende demonstrar que a análise de vídeos e fotografias está longe de independer de interpretação, como se os sentidos dessas retirados fossem transparentes a qualquer pessoa e como se o próprio vídeo ou fotografia contivessem todos os elementos necessários para a sua interpretação. A análise descuidada desse tipo de provas pode levar a perigos bastante concretos de distorções de sentidos em relação ao que realmente ocorreu, mascarados por falsas certezas de objetividade e totalidade. Depois de apresentar o cenário atual da questão, inicia-se a apresentação de bases para críticas, mediante lições gerais da epistemologia e da semiótica. Após, utilizando exemplos práticos, são apresentadas as consequências desastrosas que a análise individual e sem contexto de provas de vídeo e fotografia podem ter para o processo penal.
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