Aporofobia e direito penal

o crime de ódio contra moradores de rua e a necessidade de aprovação do PL 3.135/20

Visualizações: 291

Autores

  • Dr. Evânio Moura Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

Palavras-chave:

Aporofobia, Crime de ódio, Condição de pobreza da vítima, Projeto de Lei

Resumo

O artigo aborda o conceito de aporofobia, contextualizando com o discurso e os crimes de ódio, apontando diversas práticas que sinalizam para condutas aporofóbicas, especialmente as agressões que vitimam moradores de rua, sem-teto e mendigos, desconhecidos de seus ofensores, que de forma abjeta vitimizam quem já se encontra em situação de miserabilidade social. Com fundamento na garantia constitucional da dignidade da pessoa humana, vislumbra-se a necessidade de aprovação de Projeto do Lei 3.135/2020, que tipifica como qualificadora ou causa de aumento de pena a prática de homicídio, lesão corporal e injúria em decorrência do sentimento de ódio pela condição de pobreza da vítima.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dr. Evânio Moura, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

Doutor em Direito Penal e Mestre em Processo Penal pela PUC-SP. Professor de Direito Penal da Faculdade de Direito 08 de Julho. Procurador do Estado de Sergipe. Advogado. 

Downloads

Publicado

2024-07-22

Como Citar

Moura, E. (2024). Aporofobia e direito penal: o crime de ódio contra moradores de rua e a necessidade de aprovação do PL 3.135/20 . Boletim IBCCRIM, 30(352), 24–25. Recuperado de https://publicacoes.ibccrim.org.br/index.php/boletim_1993/article/view/1447