Criminologia em pedaços: manifesto por uma aliança para a brasilidade

Visualizações: 134

Autores

  • Dra. Vera Regina Pereira de Andrade Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Florianopolis/SC

Palavras-chave:

Criminologia crítica, Feminismo, Criminologia feminista, Gênero, brasilidade

Resumo

Neste artigo desenvolvo uma reflexão sobre as relações entre Criminologia crítica e feminista no Brasil, apontando para as interações e acúmulos até aqui produzidos, vistos como necessários, mas insuficientes, assim como para as tensões e os separatismos que têm vertido a melhor Criminologia em pedaços. Desta forma, postulo um salto qualitativo nesse campo traduzido na construção de uma Criminologia para a brasilidade, alicerçada numa aliança que recolhendo o contributo daquele acúmulo, na forma de uma interação criativa, se edifique a partir das estruturas fundacionais da nossa sociedade, tendo como vértice a sua História. A História como Mãe terra dessa Criminologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dra. Vera Regina Pereira de Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Florianopolis/SC

Professora da Escola da Magistratura do Estado de Santa Catarina, Pesquisadora, Professora Titular de Criminologia da Universidade Federal de Santa Catarina; Pós-Doutora em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Federal do Paraná (2010); Pós-Doutora em Direito Penal e Criminologia pela Universidade de Buenos Aires (2003); Doutora (1994) em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre (1987); Especialista em Direito Processual pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1988); Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (1983). Lattes CV: http://lattes.cnpq.br/3497709864907908

Referências

ANDRADE, Mailô de Menezes Vieira. “Ela não mereceu ser estuprada”. A cultura do estupro nos casos penais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018.

ANDRADE, Vera Regina Pereira de. A ilusão de segurança jurídica: do controle da violência à violência do controle penal. 3ª ed. Porto Alegre: Livraria/Editora do Advogado, 2015. BARATTA, Alessandro. Criminologia crítica e crítica do direito penal. Introdução à Sociologia do Direito Penal. Tradução de Juarez Cirino dos Santos. Rio de Janeiro: Revan, 1997.

ANDRADE, Vera Regina Pereira de. ALVES, Marcelo Mayora; GARCIA, Mariana Dutra de Oliveira. O controle penal na sociedade escravocrata: contributo da economia política da pena para a compreensão da brasilidade. Discursos Sediciosos: Crime, direito e sociedade. Instituto Carioca de Criminologia/Revan. Nº 23/24, 1º e 2º sem. 2016. p. 162-178.

ANDRADE, Vera Regina Pereira de. Pelas Mãos da Criminologia: o controle penal para além da (des)ilusão. Rio de Janeiro: ICC/Revan, 2012. Coleção pensamento criminológico (n. 19).

BARATTA, Alessandro. O paradigma do gênero: da questão criminal à questão humana. In: CAMPOS, Carmen Hein de (org.). Criminologia e Feminismo. Porto Alegre: Sulina, 1999. p. 48.

CARDOSO, Helena Schiessl. Criminologia brasileira: um mosaico à luz do Ensino do Direito. Tese de doutorado.Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC. 2018. No prelo.

MONTENEGRO, Marília. Lei Maria da Penha: uma análise criminológico-crítica. Rio de Janeiro: Revan, 2015.

PATMAN, Carole. El contrato sexual. Trad. Maria Luisa Femenías. Barcelona: Antropos; Mexico: Universidad Autonoma Metropolitana, 1995.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2005.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl. Criminología. Aproximación desde una margen. Bogotá: Temis, 1988.

Downloads

Publicado

2023-11-10

Como Citar

Pereira de Andrade, D. V. R. (2023). Criminologia em pedaços: manifesto por uma aliança para a brasilidade. Boletim IBCCRIM, 28(328), 23–27. Recuperado de https://publicacoes.ibccrim.org.br/index.php/boletim_1993/article/view/788