Transparência e garantia de direitos no sistema socioeducativo: a produção de dados sobre medidas socioeducativas

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Autores

Palavras-chave:

Sistema socioeducativo, Transparência, Informações, Democracia

Resumo

O objetivo desse artigo é discutir a situação atual da produção de dados sobre o sistema socioeducativo brasileiro e sua importância para a promoção dos direitos dos adolescentes sob intervenção socioeducativa. Ainda que haja previsão legal sobre a produção e divulgação dessas informações, destacamos a precariedade e a falta de transparência dos dados e as consequências da falta de informações para o funcionamento dos sistemas socioeducativos.

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Biografia do Autor

Dra. Bruna Gisi, Universidade de São Paulo - USP - São Paulo/SP

Doutora em Sociologia pela USP. Professora do Departamento de Sociologia da USP. Pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da USP. Lattes CV: http://lattes.cnpq.br/2887328791277612

Dra. Juliana Vinuto, Universidade Federal Fluminense - UFF - Niterói/RJ

Doutora em Sociologia pela UFRJ. Professora adjunta do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais (GSO-UFF), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD-UFF). Lattes CV:  http://lattes.cnpq.br/1684516043842222

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Publicado

2024-01-29

Como Citar

Gisi, B., & Vinuto, J. (2024). Transparência e garantia de direitos no sistema socioeducativo: a produção de dados sobre medidas socioeducativas. Boletim IBCCRIM, 28(337), 4–7. Recuperado de https://publicacoes.ibccrim.org.br/index.php/boletim_1993/article/view/925