Notas sobre a proteção da vida e integridade pessoal de adolescentes e jovens à luz do caso Bulacio vs. Argentina
Visualizações: 42Palavras-chave:
Adolescentes, Direitos Humanos, Direito à Vida, Direito a Tratamento DignoResumo
O artigo busca analisar alguns dos principais parâmetros e diretrizes estabelecidos pela Corte Interamericana de Direitos Humanos na sentença do Caso Bulacio vs. Argentina, que trata das agressões e morte do adolescente Walter David Bulacio, após ter sido preso e lesionado pela polícia em um órgão policial na Argentina. A ideia é que o estudo do caso auxilie na compreensão da proteção legal aos direitos à vida e integridade pessoal de adolescentes nos países que compõem o sistema interamericano de direitos humanos, notadamente o Brasil.
Downloads
Referências
CORTE INTERAMERICANA DE DERECHOS HUMANOS Y FONDO DE LAS NACIONES UNIDAS PARA LA INFANCIA. Violencias contra niñas, niños y adolescentes en América Latina y el Caribe, Corte Interamericana de Derechos Humanos y Fondo de las Naciones Unidas para la Infancia. San José, C.R: Corte IDH, 2019.
GUTIERREZ, E.; CHIES-SANTOS, M. Remissão. In: LAZZAROTTO, G. D. R. Medidas Socioeducativas: entre A & Z. 2014, p. 227-229. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/115265>. Acesso em: 13 nov. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, mas com direitos do periódico sobre a primeira publicação e com respeito ao período de exclusividade de um ano. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
Portanto, a reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original, além do link DOI para referência cruzada (se houver).