Investigação e seus desafios:
crimes cibernéticos no contexto do profissional reflexivo
Visualizações: 230DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11175285Palavras-chave:
prática reflexiva, desafios contemporâneos para investigação, crimes cibernéticosResumo
O presente artigo explora a prática reflexiva na investigação criminal, centrando-se na pergunta de pesquisa: "Como a abordagem reflexiva, inspirada na teoria de Schon, pode ser aplicada para enfrentar os desafios contemporâneos da investigação criminal, especialmente no contexto de crimes cibernéticos?". A estrutura do texto compreende uma análise do paradigma atual da investigação, destacando a importância da adaptação inovadora em situações complexas. Um estudo de caso específico, a operação "Escola Segura", exemplifica a aplicação prática desses princípios, ressaltando a necessidade de colaboração entre agências e participação da sociedade civil.
Downloads
Referências
Adolescente de 13 anos é apreendido suspeito de violência sexual e induzir meninas a automutilação no Piauí na operação Pessinus. Disponível em: < https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2023/07/21/adolescente-de-13-anos-e-investigado-por-praticar-violencia-sexual-e-induzir-meninas-a-automutilacao-por-meio-de-redes-sociais-no-piaui.ghtml> Acesso em 25 de janeiro de 2024.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
COSTA, Caio Túlio Olímpio Pereira da. A plataforma gamer Discord e a educação tecnológica em tempos de pandemia. ANO XVI. N. 11. NOVEMBRO/2020–NAMID/UFPB http://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/index. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/56099/31901. Acesso em 25 de janeiro de 2024.
Ex-aluno que invadiu escola em Vitória e o pai são indiciados. Disponível em: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2022/09/29/ex-aluno-que-invadiu-escola-em-vitoria-e-o-pai-sao-indiciados.ghtml. Acesso em 25 de janeiro de 2024.
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TARDIFI, Maurice; MOSCOSOII, Javier Nunez. A noção de “profissional reflexivo” na educação: atualidade, usos e limites. CADERNOS DE PESQUISA v.48 n.168 p.388-411 abr./jun. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, mas com direitos do periódico sobre a primeira publicação e com respeito ao período de exclusividade de um ano. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
Portanto, a reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original, além do link DOI para referência cruzada (se houver).