Investigação e seus desafios:
crimes cibernéticos no contexto do profissional reflexivo
Vistas: 313DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11175285Palabras clave:
prática reflexiva, desafios contemporâneos para investigação, crimes cibernéticosResumen
O presente artigo explora a prática reflexiva na investigação criminal, centrando-se na pergunta de pesquisa: "Como a abordagem reflexiva, inspirada na teoria de Schon, pode ser aplicada para enfrentar os desafios contemporâneos da investigação criminal, especialmente no contexto de crimes cibernéticos?". A estrutura do texto compreende uma análise do paradigma atual da investigação, destacando a importância da adaptação inovadora em situações complexas. Um estudo de caso específico, a operação "Escola Segura", exemplifica a aplicação prática desses princípios, ressaltando a necessidade de colaboração entre agências e participação da sociedade civil.
Descargas
Citas
Adolescente de 13 anos é apreendido suspeito de violência sexual e induzir meninas a automutilação no Piauí na operação Pessinus. Disponível em: < https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2023/07/21/adolescente-de-13-anos-e-investigado-por-praticar-violencia-sexual-e-induzir-meninas-a-automutilacao-por-meio-de-redes-sociais-no-piaui.ghtml> Acesso em 25 de janeiro de 2024.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
COSTA, Caio Túlio Olímpio Pereira da. A plataforma gamer Discord e a educação tecnológica em tempos de pandemia. ANO XVI. N. 11. NOVEMBRO/2020–NAMID/UFPB http://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/index. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/56099/31901. Acesso em 25 de janeiro de 2024.
Ex-aluno que invadiu escola em Vitória e o pai são indiciados. Disponível em: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2022/09/29/ex-aluno-que-invadiu-escola-em-vitoria-e-o-pai-sao-indiciados.ghtml. Acesso em 25 de janeiro de 2024.
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TARDIFI, Maurice; MOSCOSOII, Javier Nunez. A noção de “profissional reflexivo” na educação: atualidade, usos e limites. CADERNOS DE PESQUISA v.48 n.168 p.388-411 abr./jun. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados pertenecen al autor, pero con los derechos de la revista sobre la primera publicación y respetando el periodo de exclusividad de un año. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente esta revista como medio de la publicación original. Si no existe tal indicación, se considerará una situación de autoplagio.
Por tanto, la reproducción, total o parcial, de los artículos aquí publicados queda sujeta a la mención expresa del origen de su publicación en esta revista, citando el volumen y número de la misma. A efectos legales, deberá consignarse la fuente de la publicación original, así como el enlace DOI de referencia cruzada (si lo hubiera).