O carnaval do crime – uma entrevista com Mike Presdee (in memoriam)

Visualizações: 16

Autores

  • Dr. Salah Hassan Khaled Junior Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Palavras-chave:

Criminologia, Criminologia Cultural, Significado, Edgework

Resumo

Eu não tive o privilégio de conhecer Mike Presdee ou de travar qualquer tipo de troca intelectual com ele. Na verdade, o início do meu interesse na Criminologia Cultural é contemporâneo ao seu prematuro falecimento, em 2009. Evidentemente, isso impediu a construção de um diálogo e uma aproximação como ocorreu com Jeff Ferrell, Keith Hayward, Wayne Morrison, Michelle Brown e outras figuras centrais da Criminologia Cultural – ou ligadas a ela, como Jack Katz e Stephen Lyng – que estão reunidas neste dossiê.

Salvo melhor juízo, não há nenhuma entrevista formal publicada com Presdee e, portanto, não foi possível recorrer a este tipo de material, como foi o caso da entrevista com Jock Young, realizada por René van Swaaningen e gentilmente cedida por ele. Essa lacuna parecia irreparável e de improvável solução. Mas quando me deparei acidentalmente com uma vídeo-entrevista não creditada de cerca de 16 minutos com Presdee, compreendi que este era um material valioso e inestimável, que deveria ser preservado para a posteridade.

O que se segue é uma tradução parcial do obituário de Presdee escrito por Jock Young para o The Guardian, uma descrição sintética do seu livro Criminologia Cultural e o Carnaval do Crime e uma transcrição e tradução do conteúdo da entrevista, acompanhada de algumas notas de rodapé extraídas de trabalhos relevantes que auxiliam a esclarecer o leitor sobre alguns conceitos, teorias e compreensões deste extraordinário autor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dr. Salah Hassan Khaled Junior, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

É doutor e mestre em Ciências Criminais (PUCRS), mestre em História (UFRGS) e especialista em História do Brasil (FAPA). Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais (PUCRS) e graduação em História (FAPA). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, ministrando as disciplinas de Direito Penal I, Criminologia, Sistemas Processuais Penais e História das Ideias Jurídicas. É professor permanente do PPG em Direito e Justiça Social - Mestrado da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e ministra a disciplina Justiça Social e Sistema Penal. Tem pesquisado nos seguintes temas; Verdade, epistemologia e processo penal; subculturas, resistência e reação social; Fenomenologia da violência, primeiro plano do crime e ação-limítrofe; Pânico moral, criminalização da cultura e de movimentos sociais; Meios de comunicação e representação mediada da criminalidade; Crime, modernidade tardia e capitalismo global; Criminologia Cultural, guerra e terrorismo; Crime, cultura de consumo e comodificação da transgressão; Criminologia Cultural e estudos urbanos; Metodologias da Criminologia Cultural; Criminologia Cultural e estudos étnico-raciais; Criminologia Cultural e feminismos; Criminologia cultural, teorias queer e estudos de gênero; Criminologia Cultural e Criminologia Verde; Intersecções entre a Criminologia Cultural e a justiça social; Criminologia Cultural e Política Criminal; Inserção da Criminologia Cultural no campo teórico criminológico; Estudos psicanalíticos, violência urbana e psicologia social; Criminologia Cultural, transdisciplinaridade e arte; Criminologia Cultural e interdisciplinaridade; Hermenêutica decolonial e realismo marginal; Questões étnico-raciais, identitárias e narrativa nacional. É líder do grupo de pesquisa Hermenêutica e Ciências Criminais (FURG/CNPq) e autor dos livros "A Busca da Verdade no Processo Penal: Para Além da Ambição Inquisitorial" (Atlas/Letramento), "Videogame e violência: cruzadas morais contra os jogos eletrônicos no Brasil e no mundo" (Grupo Editorial Record/Civilização Brasileira), "Explorando a criminologia cultural" juntamente com Jeff Ferrell, Keith Hayward e Álvaro Oxley da Rocha (Letramento) e tradutor de" Criminologia cultural: um convite", de Ferrell, Hayward e Young. Autor de dezenas de livros de Direito Penal, Processual Penal, Criminologia e História, bem como de dezenas de artigos publicados em revistas científicas e capítulos de livros. Suas pesquisas foram retratadas em veículos de mídia como Estadão, IstoÉ, O Globo, Galileu e Revista Quatro Cinco Um. Participou na condição de especialista em audiências públicas na Câmara dos Deputados sobre o NCPP e sobre a relação entre mídia e violência e palestrou nos mais importantes eventos de Ciências Criminais do país, como o Seminário Internacional de Ciências Criminais (IBBCRIM) e o Congresso Internacional de Ciências Criminais (PUCRS). É fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Criminologia Cultural.

Referências

PRESDEE, Mike. Cultural Criminology and the Carnival of Crime. London: Routledge, 2000.

PRESDEE Mike. The story of crime: Biography and the excavation of transgression. In: FERRELL, Jeff; HAYWARD, Keith; MORRISON, Wayne; PRESDEE, Mike. (orgs) Cultural Criminology Unleashed. London: Cavendish, 2004.

YOUNG, Jock. Mike Presdee. The Guardian. Disponível em: https://www.theguardian.com/education/2009/aug/20/obituary-mike-presdee Acesso em: 24/04/2022

Downloads

Publicado

2024-06-27

Como Citar

Hassan Khaled Junior, D. S. . (2024). O carnaval do crime – uma entrevista com Mike Presdee (in memoriam). Revista Brasileira De Ciências Criminais, 193(193), 291–301. Recuperado de https://publicacoes.ibccrim.org.br/index.php/RBCCRIM/article/view/224

Métricas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)