Discussão sobre a violência contra objetos no crime de roubo
Visualizações: 16Palavras-chave:
Amicus curiae, REsp 2.046.906/SP (STJ), Tipo penal de roubo, IBCCRIMResumo
No último dia 20 de junho, o IBCCCRIM requereu o ingresso como amicus curiae no REsp 2.046.906/SP (STJ), no qual se discute se a ocorrência de violência contra um objeto pode ser entendida não como furto, mas como inerente ao tipo penal de roubo. A questão, que será decidida no recurso representativo da controvérsia, gerou o tema 1.227: “definir se a tipificação do crime de roubo exige que a violência empregada seja direcionada à vítima ou se também abarca os casos em que a violência tenha sido empregada contra um objeto, com o intuito de subtrair o bem”. Confira aqui a manifestação do IBCCRIM: https://cpe.web.stj.jus.br/#/processo/202300074152 (fls. 458/476 do processo).
Downloads
Referências
Amicus curiae
REsp 2.046.906/SP (STJ)
Tipo penal de roubo
IBCCRIM
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, mas com direitos do periódico sobre a primeira publicação e com respeito ao período de exclusividade de um ano. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
Portanto, a reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original, além do link DOI para referência cruzada (se houver).