Exame criminológico, direito penal de emergência e negacionismo científico
notas críticas sobre o projeto de lei 2.213/2021
Visualizações: 109Palavras-chave:
Exame criminológico, Direito Penal de emergência, Negacionismo científico, Política criminal, Execução PenalResumo
O exame criminológico é um polêmico instituto do direito de Execução Penal que frequentemente retorna ao debate, seja em casos de repercussão midiática, seja em tentativas de inseri-lo na legislação penal. O presente artigo analisa criticamente os problemas científicos e político-criminais de sua inserção na Lei de Execução Penal brasileira como mecanismo de Direito Penal de emergência, cujas consequências sobre a liberdade podem ser drásticas e impulsionar ainda mais o processo de encarceramento em massa.
Downloads
Referências
BANDEIRA, Maria Márcia Badaró; CAMURI, Ana Claudia; NASCIMENTO, Aline Ribeiro. Exame criminológico: uma questão ética para a psicologia e para os psicólogos. Mnemosine, v. 7, n. 1, 2011.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 2.213/2021. Altera a Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984 – Lei de Execução Penal, para estabelecer como condição necessária para a progressão ao regime aberto e da concessão do benefício da saída temporária a aplicação do exame criminológico. Em andamento.
CACICEDO, Patrick; ALMEIDA, Bruno Rotta. Emergências, Direito Penal e Covid-19: por um direito penal de emergência humanitário. Boletim do IBCCRIM, n. 335, p. 8, out. 2020.
CARVALHO, Salo. O (novo) papel dos “criminólogos” na Execução Penal: as alterações estabelecidas pela Lei 10.792/03. In: CARVALHO, Salo (org.). Crítica à Execução Penal. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007. p. 163.
FERRAJOLI, Luigi. Jurisdicción y ejecución penal. La cárcel: una contradicción institucional. Revista Critica y Poder, Barcelona, n. 11, 2016, p. 3.
IBCCRIM. Dos massacres e dos lucros: a lógica privatista, a irresponsabilidade judicial e a banalidade do extermínio nas prisões. Boletim do IBCCRIM, Editorial, n. 320, jul. 2019.
INÁCIO, Mariana Secorun; ALBUQUERQUE, Carolina de; VALANDRO, Caroline Linck Pinto. O exame criminológico como retorno à criminologia positivista. Revista do Instituto de Ciências Penais, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, 2020.
RAUTER, Cristina. Criminologia e subjetividade no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 2003.
SÁ, Alvino Augusto de. Criminologia clínica e psicologia criminal. 4. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2014.
SILVA, Rodrigo Augusto Tadeu Martins Leal da. Exame criminológico: estratégias, resistências e o curto-circuito do conservadorismo. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, mas com direitos do periódico sobre a primeira publicação e com respeito ao período de exclusividade de um ano. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
Portanto, a reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original, além do link DOI para referência cruzada (se houver).