Sobre viver o cárcere
uma discussão acerca do projeto respirando liberdade e a dignidade na execução da pena
Visualizações: 18Palavras-chave:
Execução Penal, Política Criminal, Dignidade, Pena, RemiçãoResumo
Este artigo propõe discutir em que medida o princípio da dignidade humana é realizado na execução da pena privativa de liberdade por meio dos atuais processos de remição previstos na Lei de Execução Penal. A partir do método dedutivo e da pesquisa bibliográfica e documental, serão analisados os limites do instituto da remição penal e a necessidade de que a dignidade humana seja a norteadora da execução penal, a partir do estudo do projeto Respirando Liberdade em execução em casas penais no Estado do Pará. Concluiu-se que o termo ressocialização e o engessamento da legislação em vigor têm sido os principais obstáculos à expansão de formas de trazer modificações para a vida dentre do cárcere a fim de alcançar a individualidade de cada preso.
Downloads
Referências
ALBERGARIA, Jason. Comentários à lei de execução penal. Rio de Janeiro: Aide, 1987.
ANDRADE, Vera Regina Pereira de. Pelas mãos da criminologia: o controle penal para além da (des)ilusão. Rio de Janeiro: Revan, 2012.
BARATTA, Alessandro. Defesa dos direitos humanos e política criminal. Discursos sediosos: crime, direito e sociedade. Rio de Janeiro: 1996.
CASTRO, Lola Aniyar de. Criminologia da Reação Social. Rio de Janeiro: Forense,1983.
FERRAJOLI, Luigi. Direito e razão: teoria do garantismo penal. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002.
PACHECO, Rodrigo. Projeto de Lei nº 4.725, de 2020. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/144946. Acesso em: 10 mar. 2022.
PIMENTEL, Amanda; BARROS, Betina Warmling. As prisões no Brasil: espaços cada vez mais destinados à população negra do país. Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020. Ano 14. Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2020/10/anuario-14-2020-v1-interativo.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022.
PROGRAMA Prison Smart. Arte de viver. Disponível em: https://www.artofliving.org/br-pt/programa-prison-smart. Acesso em: 15 abr. 2022.
ROIG, Rodrigo Duque Estrada. Execução penal: teoria crítica. 4. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ. Portaria 2291/2020-GP, de 13 de outubro de 2020. Diário de Justiça, Ed. 7010/2020.
VALOIS, Luís Carlos. Conflito entre ressocialização e o princípio da legalidade penal. Belo Horizonte: D´Plácido, 2020.
VALOIS, Luís Carlos. Processo de execução penal e o estado de coisas inconstitucional. Belo Horizonte: D’Plácido, 2019.
VANZOLINI, Patrícia. Teoria da Pena. São Paulo: Tirant lo Blanch, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, mas com direitos do periódico sobre a primeira publicação e com respeito ao período de exclusividade de um ano. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
Portanto, a reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original, além do link DOI para referência cruzada (se houver).