O sistema progressivo brasileiro e suas contradições: para uma leitura crítica do direito de execução penal

Visualizações: 550

Autores

Palavras-chave:

Sistema progressivo, Execução Penal, Controle disciplinar , Prisão ilegal

Resumo

O artigo tem por objeto a análise do sistema progressivo de execução penal no Brasil e sua crítica a partir do confronto normativo com a realidade concreta. O trabalho aborda três aspectos centrais do sistema progressivo nos quais identifica contradições entre o declarado e o real, para propor uma leitura crítica do sistema progressivo de execução penal. A ordem disciplinar como face oculta do discurso hegemônico sobre a execução penal, a questão dos “benefícios” do sistema progressivo e seu endêmico atraso são os pontos que nos permitem construir uma leitura crítica do direito de execução penal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dr. Patrick Lemos Cacicedo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP - São Paulo/SP

Doutor com Estágio Pós-Doutoral em Direito Penal e Mestre pela USP. Professor de Direito Penal da PUC-SP. Visiting Scholar na Universidade de Edimburgo. Defensor Público do Estado de São Paulo. Lattes CV: http://lattes.cnpq.br/6868425451997606

Referências

ALMEIDA, Bruno Rotta et al. Pensando as sobrecargas prisionais desde o ensino do direito: resultados parciais do projeto de pesquisa “execução penal e educação jurídica no Brasil”. In: ALMEIDA, Bruno Rotta (org.). Sobrecargas e vulnerabilizações em âmbito penal e prisional. Pelotas: Santa Cruz, 2018.

BARROS, Carmen Silvia de Moraes. A individualização da pena na execução penal. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2001.

BOAVIDA, Joaquim. A flexibilidade da prisão: da reclusão à liberdade. Coimbra: Almedina, 2018.

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Mutirão Carcerário: raio X do sistema penitenciário brasileiro. Brasília: Conselho Nacional de Justiça, 2012.

CACICEDO, Patrick. O controle judicial da execução penal no Brasil: ambiguidades e contradições de uma relação perversa. Revista Brasileira de Direito Processual Penal, v. 4, n. 1, 2018.

CACICEDO, Patrick Lemos. Ideologia e Direito Penal. Rio de Janeiro: Revan, 2022.

DIAS, Camila Nunes; SALLA, Fernando. Violência e negociação na construção da ordem nas prisões: a experiência paulista. Revista Sociedade e Estado, v. 34, n. 2, 2019.

FELTRAN, Gabriel. Irmãos: uma história do PCC. São Paulo: Saraiva, 2018.

GODOI, Rafael. Fluxos em cadeia: as prisões em São Paulo na virada dos tempos. Tese de doutorado, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia, Universidade de São Paulo, 2015.

PAVARINI, Massimo; GUAZZALOCA, Bruno. Corso di diritto penitenziario. Bologna: Edizioni Martina Bologna, 2004.

ROIG, Rodrigo Duque Estrada. Execução Penal: teoria crítica. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

Downloads

Publicado

2023-06-13

Como Citar

Lemos Cacicedo, D. P. (2023). O sistema progressivo brasileiro e suas contradições: para uma leitura crítica do direito de execução penal. Boletim IBCCRIM, 31(367). Recuperado de https://publicacoes.ibccrim.org.br/index.php/boletim_1993/article/view/528