Prolegômenos à categoria da punibilidade criminal
Visualizações: 103Palavras-chave:
Punibilidade criminal, Fins da pena, Dogmática penal, Política criminalResumo
Com o propósito de esclarecer noções preliminares ao instituto e orientar estudos específicos sobre a punibilidade, a presente análise fundada nos métodos dedutivo e dogmático propõe uma perspectiva jurídico-penal por meio da qual é possível determinar a localização sistemática adequada da punibilidade no âmbito do fato punível, reafirmar a sua independência em relação ao delito e fixá-la como sede adequada para as valorações de política criminal e relativas aos fins preventivos da pena.
Downloads
Referências
CARVALHO, Érika Mendes de. Punibilidad y delito. Madrid: Reus, 2007.
COBO DEL ROSAL, Manuel. La punibilidad en el sistema de la parte general del Derecho penal español. In: Estudios penales y criminológicos, Santiago de Compostela, v. VI, Universidad de Santiago de Compostela, 1983.
GARCÍA PÉREZ, Octavio. La punibilidad en Derecho Penal. Pamplona: Aranzadi, 1997.
HIGUERA GUIMERÁ, Juan Felipe. Las condiciones objetivas de punibilidad y las excusas absolutórias. El nuevo Código Penal: presupuestos y fundamentos. Granada: Comares, 1999.
MUÑOZ CONDE, Francisco. Teoría general del delito. Valencia: Tirant lo Blanch, 2007.
ROXIN, Claus. Derecho Penal/PG. Madrid: Civitas, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, mas com direitos do periódico sobre a primeira publicação e com respeito ao período de exclusividade de um ano. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
Portanto, a reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original, além do link DOI para referência cruzada (se houver).