Reflexões sobre o reforço penal punitivo: sobre o papel da queixa social e a teoria da oferta ideacional
Visualizações: 39Palavras-chave:
Reforço penal punitivo, Sociedade, Fornecimento de ideias, Importação de ideiasResumo
Este artigo busca entender a expansão do reforço penal punitivo que começou no final do século XX e se estende até os dias atuais. Para tanto, o estudo será desenvolvido a partir da perspectiva do papel da demanda social por um direito penal cada vez mais forte e sua relação com a atividade da mídia e dos formuladores de políticas no estabelecimento e na aplicação de regulamentos. Da mesma forma, a teoria da oferta ideacional será abordada como essencial para a compreensão do movimento de importação de normas penais pesadas que acompanha esse processo de reforço penal punitivo.
Downloads
Publication Facts
Reviewer profiles Indisp.
Author statements
- Academic society
- Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
- Publisher
- IBCCRIM
Referências
APPLEMAN, Laura. The plea jury. Indiana Law journal, v. 85, p. 731-750, 2010.
BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. Traducción: Vicente Sabino Júnior. São Paulo: Editora Pillares, 2013.
DEL ROSAL BLASCO, Bernardo. ¿Hacia el Derecho Penal de la postmodernidad? Revista Electrónica de Ciencia Penal y Tecnología, v. 11, n. 8, 2009, p. 1-64.
GARLAND, David. Castigo y sociedad moderna. Traducción: Berta De La Concha. México: Siglo XXI editores, 1999.
LANGER, Máximo. Revolution in Latin American Criminal Procedure: diffusion of legal ideas from the periphery. American Journal of Comparative Law, v. 55, p. 617-676, 2007.
PAVARINI, Massimo. Castigar al enemigo: criminalidad, exclusión e inseguridad. Quito: Flacso, 2009.
RODRIGUEZ, Victor Gabriel. Delação premiada: limites éticos ao Estado. Rio de Janeiro: Forense, 2018.
TERRA, Luiza; CALDEIRA, Felipe. Mídia e influência no julgamento criminal: (im)parcialidade judicial e a operação Lava Jato. In: SÁ; P.; BUSATO, P.; SCANDELARI, G. (org). Perspectiva das ciências criminais: coletânea em homenagem aos 55 anos de atuação profissional do Prof. Dr. René Ariel Dotti. Rio de Janeiro: GZ Editora, 2016. p. 170-182.
TRAUM, Anne. Using outcomes to reframe Guilty Plea Adjudication. Florida Law Review,
v.66, n. 2, p. 823-879, 2015.
WEYLAND, Kurt. Cambio institucional en América Latina. Traducción: Juan Camilo Maldonado. América Latina Hoy, Revista de Ciencias Sociales, v. 57, p.117-143, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, mas com direitos do periódico sobre a primeira publicação e com respeito ao período de exclusividade de um ano. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
Portanto, a reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original, além do link DOI para referência cruzada (se houver).