O Superior Tribunal de Justiça e os precedentes vinculantes no Direito Penal e Processual Penal
Visualizações: 68Palavras-chave:
Precedentes, Segurança Jurídica, PenalResumo
O artigo analisa como o Superior Tribunal de Justiça está aplicando os precedentes vinculantes, após ao advento do novo Código de Processo Civil no direito penal e processual penal. O problema apresentado para a pesquisa foi se o Superior Tribunal de Justiça, enquanto corte de precedentes, respeita os precedentes horizontais e verticais, bem como produz precedentes para a uniformização do direito e, por conseguinte, traz maior segurança jurídica ao ordenamento jurídico. Foi apresentado um questionário aos Ministros do Superior Tribunal de Justiça, bem como realizou-se uma análise de casos julgados pela corte especial e pela terceira seção. Ao final, conclui-se que há em andamento uma alteração do sistema jurídico brasileiro, pois os ministros estão aplicando os precedentes vinculantes em seus julgamentos, o que pode acarretar maior previsibilidade, igualdade e segurança jurídica.
Downloads
Referências
FACCHINI NETO, Eugênio; CORDEIRO, Karine da Silva. O precedente vinculante no sistema norte-americano: quando reproduzir o passado é mais importante do que modificar o presente. 2016. Disponível em: < www.magisteronline.com.br/mgstrrc/lpex.dll?=templates&fn=index.htm. Acesso em 17-02-2017, 2016.
FIGUEIREDO, Antônio Macena de; SOUZA, Soraia Riva Goudinho de. Como Elaborar Projetos, Monografias, Dissertações e Teses: Da Redação Científica à Apresentação do Texto Final. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.
FONSECA, Maria Gaudalupe Piragibe. Iniciação à pesquisa no direito: Pelos caminhos do conhecimento e da invenção. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
HANNA, John. The Role of Precedent in Judicial Decision. Villanova Law Review, Villanova, v. 2, n. 3, p. 367-384, 1957. Disponível em: <https://digitalcommons.law.villanova.edu/vlr/vol2/ iss3/2/>. Acesso em: 3 mar. 2018.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Ed. Atlas, 1996.
LOPES, José Reinaldo de Lima. Crise da norma jurídica e reforma do judiciário. São Paulo: Ed. Malheiros, 2002.
MACCORMICK, H. L. A. Hart. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
MARINONI, Luiz Guilherme. O STJ enquanto corte de precedentes: recompreensão do sistema processual da corte suprema. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2013.
TARUFFO, Michele. Precedente e jurisprudência. Civilistica.com, Rio de Janeiro, a. 3, n. 2, p. 1-15, 2014. Disponível em: <http://civilistica.com/wp-content/uploads/2015/02/Taruffo-trad.-civilistica.com-a.3.n.2.2014.pdf>. Acesso em: 01 out. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, mas com direitos do periódico sobre a primeira publicação e com respeito ao período de exclusividade de um ano. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
Portanto, a reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original, além do link DOI para referência cruzada (se houver).