Abordagens restaurativas no enfrentamento ao assédio sexual nas instituições de ensino:

uma reflexão a partir da relação professor-aluna

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Autores/as

  • Julia Palmeira Macedo Universidade Católica de Pernambuco
  • Paloma Machado Graf Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palabras clave:

Abordagem restaurativa, violência estrutural, assédio sexual, relações de poder, instituições de ensino

Resumen

A partir do contexto do sistema de justiça criminal brasileiro, este artigo propõe uma reflexão sobre as abordagens restaurativas para o enfrentamento do assédio sexual nas instituições de ensino a partir da análise de um caso concreto em uma relação professor-aluna. Cruzando pesquisas bibliográficas, análise de conjuntura e estudo de caso, as relações de poder entre professor e aluna são problematizadas em um sentido dual: por um lado, a abordagem restaurativa proporciona uma ampla visão, inclusive estrutural da problemática ao considerar a interdisciplinaridade e o multifoco das relações como potência de transformação de condutas e cultura; por outro, o fundado receio quanto à revitimização e à reprodução de novas desigualdades e violências. A abordagem restaurativa ora proposta supera as discussões meramente críticas ou diagnósticas da privatização ou romantização dos conflitos, englobando e reconhecendo as violências estruturais e a capacidade de escolha e agenciamento, posto que se cruzam transversalmente no contexto de conflitos de gênero.

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Biografía del autor/a

Paloma Machado Graf, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Advogada. Pesquisadora, mediadora judicial e facilitadora de práticas restaurativas. Doutoranda em Ciências Sociais Aplicadas (2020 -2024) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (Bolsista CAPES). Mestra em Ciências Sociais Aplicadas (2019) pela mesma universidade. Coordenadora do GEJUR - Grupo de estudos em Justiça Restaurativa da Universidade Estadual de Ponta Grossa

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Publicado

2024-06-25

Cómo citar

Palmeira Macedo, J., & Machado Graf, P. (2024). Abordagens restaurativas no enfrentamento ao assédio sexual nas instituições de ensino:: uma reflexão a partir da relação professor-aluna. Revista Brasileña De Ciencias Penales, 196(196), 41–65. Recuperado a partir de https://publicacoes.ibccrim.org.br/index.php/RBCCRIM/article/view/278

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