Criminologia Cultural e Estudos Culturais em Educação:

uma aliança politico-epistemológica contra o populismo autoritário

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Palavras-chave:

Criminologia – Educação – Estudos Culturais – Populismo Autoritário – Disciplina – Neoconservadorismo.

Resumo

O trabalho busca uma aproximação entre Criminologia Cultural e Estudos Culturais em Educação, destacando aspectos epistemológicos e políticos em comum e diversas afinidades temáticas. Para tanto, elege o caso da ascensão do populismo autoritário na Inglaterra dos anos 70 lida por Stuart Hall para apontar a similaridade de problemas que cruzam a busca de restauração disciplinar da educação e, ao mesmo tempo, as políticas de Lei e Ordem. A estratégia do pânico moral permeia ambos os casos na luta neoconservadora contra as pedagogias contraculturais que se desenvolveram na década de 60 do século XX. A partir desta leitura genealógica, tenta encorajar novas aproximações entre os campos que, por ora, se comportam como se fossem muito distintos.

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Biografia do Autor

Dr. Moysés da Fontoura Pinto Neto, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010-2013), com período-sanduíche no Centre for Research in Modern European Philosophy (Kingston - UK) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). É também Mestre em Ciências Criminais (2006-2007) e Especialista em Ciências Penais (2005) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998-2003), além de atuar como professor no cursos de graduação de Direito na ULBRA e de diversas especializações em direitos humanos e violência. Pesquisa nas áreas de filosofia e política especulativa, transdisciplinaridade e o pensamento de Jacques Derrida.

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/8435786026532807

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Publicado

2024-06-27

Como Citar

da Fontoura Pinto Neto, D. M. (2024). Criminologia Cultural e Estudos Culturais em Educação:: uma aliança politico-epistemológica contra o populismo autoritário. Revista Brasileira De Ciências Criminais, 195(195), 321–335. Recuperado de https://publicacoes.ibccrim.org.br/index.php/RBCCRIM/article/view/238

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