Falsas memórias coletivas: da literatura para o direito e outros exemplos – Parte II
Visualizações: 369DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10685166Palavras-chave:
fenômenos psicológicos, criminologia, Bruxas de Salém, psicoses coletivas, psicologia do testemunho, Innocence project; fake news. , fake newsResumo
As falsas memórias são um fenômeno de ocorrência comum nas percepções humanas, e têm implicações clínicas e jurídicas de diversos espectros de impacto. Coletivamente, o conceito de falsa memória se mescla e se confunde com outros, como crenças, convicções e movimentos de massa, e dificulta os estudos de seus impactos no âmbito social. No entanto, exemplos históricos e literários proporcionam vislumbres da dimensão com que o fenômeno social da falsa memória pode afetar a sociedade e as diretrizes do poder político e econômico.
Downloads
Referências
GALEANO, Eduardo. Mulheres. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2015.
QUEIRÓZ, Eça de; ORTIGÃO, Ramalho. O mistério da Estrada de Sintra. Lisboa: Livraria de A. M. Pereira, 1884.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, mas com direitos do periódico sobre a primeira publicação e com respeito ao período de exclusividade de um ano. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
Portanto, a reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original, além do link DOI para referência cruzada (se houver).