Os tribunais do crime e a teoria do domínio do fato
Visualizações: 111DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11224738Palavras-chave:
Homicídios, Tribunais do Crime, Crime Organizado, Autoria Mediata, Teoria do Domínio do FatoResumo
O presente artigo analisa a existência dos popularmente conhecidos Tribunais do Crime no âmbito das organizações criminosas no Brasil, bem como a necessidade de aplicação da Teoria do Domínio do Fato perante os crimes contra a vida praticados nesse contexto e desafios para investigação criminal a fim de viabilizar tal aplicação.
Downloads
Referências
CAVALCANTI, Eduardo de Araújo. A ampliação do conceito de autor mediato à luz da teoria de Claus Roxin como forma de combate à criminalidade organizada. Dissertação (Mestrado em Direito Público) - Faculdade de Direito de Recife, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
DIAS, Camila Caldeira Nunes. Da pulverização ao monopólio da violência: expansão e consolidação do Primeiro Comando da Capital (PCC) no sistema carcerário paulista. Tese (Doutorado em Sociologia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, University of São Paulo, São Paulo, 2011.
FELTRAN, Gabriel de Santis. CRIME E CASTIGO NA CIDADE: os repertórios da justiça e a questão do homicídio nas periferias de São Paulo. Salvador: CADERNO CRH, 2010.
FELTRAN, Gabriel. Irmãos: Uma história do PCC. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
LOPES, Thiago Brandão; BRICEÑO-LEÓN, Roberto. A justiça penal do Bonde dos 40: uma análise da aplicação da justiça criminal em São Luís - MA, Brasil. Espacio Abierto, Volumen 32, Nº 2 (abril-junio), Caracas, 2023.
MENEGHETTI, Francis Kanashiro. Organizações totalitárias: esquadrões da morte, tribunais do crime e o Hospital Colônia de Barbacena. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019.
MINGARDI, Guaracy. O trabalho da Inteligência no controle do Crime Organizado. ESTUDOS AVANÇADOS 21 (61), 2007, p. 51-69. Disponível em <https://www.scielo.br/j/ea/a/ygZtbk53FgrM4ZfjMLnf74h/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 01 maio 2023.
MISSE, Michel. CRIME E VIOLÊNCIA NO BRASIL CONTEMPOR NEO. Estudos de Sociologia do Crime e da Violência Urbana. Editora Lúmen Juris, 2006.
ROXIN, Claus. O DOMÍNIO DA ORGANIZAÇÃO COMO FORMA INDEPENDENTE DE AUTORIA MEDIATA. Tradução de Paulo César Busato. Revista Justiça e Sistema Criminal, v. 3, n. 5, jul./dez. 2011
ROXIN, Claus. Voluntad de Dominio de la Acción Mediante Aparatos de Poder Organizados. Buenos Aires: ediciones Depalma, p. 399-411, 1985.
ZALUAR, Alba. Integração perversa: pobreza e tráfico de drogas. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, mas com direitos do periódico sobre a primeira publicação e com respeito ao período de exclusividade de um ano. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
Portanto, a reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original, além do link DOI para referência cruzada (se houver).