As transformações do “Mundo Do Crime” na Amazônia Paraense: análise a partir de um estudo em um Bairro Negro no Baixo Tocantins/PA
Visualizações: 72DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10957571Palavras-chave:
Mundo do crime, Mercados ilegais, AmazôniaResumo
O artigo examina as transformações ocorridas no “mundo do crime” na região do Baixo Tocantins/Pará, a partir da análise das mudanças das dinâmicas criminais vividas em um bairro negro no município de Igarapé-Miri. Para tanto, utiliza dados coletados durante uma pesquisa de iniciação científica e de mestrado, a qual identificou que, nos anos iniciais dos anos 2000, o bairro foi caracterizado por um alto número de homicídios, passando em seguida a ser marcado pela entrada de facções atuando em seu território e mais recentemente pela formação de um comércio ilegal de drogas. Da análise do material, concluímos que as dinâmicas criminais se modificaram na região e no bairro a partir da vinculação de jovens à atividades ilegais e através da destituição de seus status sociais por meio da conjugação de suas características raciais e socioeconômicas.
Downloads
Referências
CPI das Milícias [Alepa]. Relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito que apurou a atuação de grupos de extermínio e milícias no estado do Pará. Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), 2015.
DELUCHEY, Jean-françois. Sécurité Publique et Ordre Démocratique au Brésil L’Etat du Pará. 2000. 582 f. Tese (Doutorado) – Curso de Sciences Politiques, Etudes Des Societes LatinoAmericaines, Universite Paris Iii, Paris, 2000.
FELTRAN, Gabriel de Santis. Fronteiras de tensão: política e violência nas periferias de São Paulo. São Paulo: Editora Unesp. 376 pp, 2011.
FELTRAN, Gabriel de Santis. AMORIM, Adson Ney. Ordem e Progresso: Expansão do Mundo do Crime e Projetos de Mobilidade. Novos Estudos Cebrap. São Paulo, V42 n. 01, 2023.
MISSE, Michel. “Mercados Ilegais, Redes de Proteção e Organização Local do Crime no Rio de Janeiro”. Revista Estudos Avançados 21(61), 2007, Rio de Janeiro.
MISSE, Michel. “Autos de resistência”: Uma análise dos homicídios cometidos por policiais na cidade do Rio de Janeiro. Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011.
PIMENTEL, Amanda. QUEIROZ, Gustavo. A emergência de milicias e facções criminosas no Pará (2000 e 2019). Violência no Brasil: Desafio das Periferias – Livro . Org. Felipe da Silva Freitas, Fundação Perseu Abramo, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, mas com direitos do periódico sobre a primeira publicação e com respeito ao período de exclusividade de um ano. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
Portanto, a reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original, além do link DOI para referência cruzada (se houver).