De contemporâneo, somente o ímpeto do legislador:
da deturpação do requisito da contemporaneidade pelo Poder Judiciário brasileiro na decretação de prisões preventivas
Visualizações: 61DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13272943Palavras-chave:
processo penal, prisão cautelar, decisão judicialResumo
Trata-se de estudo que visa debater a utilização do requisito de fatos novos e contemporâneos na aplicação de prisões preventivas pelo Poder Judiciário brasileiro. Como problema de pesquisa, questiona-se se estão corretas as decisões judiciais que, para determinar a prisão preventiva de um indivíduo, citam que a contemporaneidade diz respeito aos motivos que levaram à decretação da medida prisional e não ao momento da suposta prática delitiva. Como hipótese, sugere-se que decisões nesse sentido estão equivocadas e não encontram respaldo legal. Ao final, conclui-se que há uma distorção do conceito legislativo pelo Poder Judiciário, uma vez que o requisito da contemporaneidade ou fatos novos não se confunde com o periculum libertatis.
Downloads
Referências
AVENA, Norberto. Processo penal. 14. ed. Rio de Janeiro: Método, 2022.
ARRUDA, Alexandre Almeida de; SANTIN, Giovani. Projeto de Lei Anticrime: entre o punitivismo e o desprezo pelo conhecimento acadêmico. Boletim IBCCRIM, São Paulo, ano 27, v. 319, p. 26-27, jun., 2019.
BADARÓ, Gustavo Henrique. Processo penal. 9. ed. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2021.
BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Agravo Regimental no Habeas Corpus nº 809.469/SP. Relatora Ministra Laurita Vaz. Sexta Turma. Julgado em 22/5/2023, DJe de 26/5/2023. Sexta Turma. Data de Publicação: 26/05/2023. Disponível em: <https://scon.stj.jus.br/SCON/pesquisar.jsp?preConsultaPP=&pesquisaAmigavel=+%3Cb%3E809.469%3C%2Fb%3E&acao=pesquisar&novaConsulta=true&i=1&b=ACOR&livre=809.469&filtroPorOrgao=&filtroPorMinistro=&filtroPorNota=&data=&operador=e&thesaurus=JURIDICO&p=true&tp=T&processo=&classe=&uf=&relator=&dtpb=&dtpb1=&dtpb2=&dtde=&dtde1=&dtde2=&orgao=&ementa=¬a=&ref=>. Acesso em: 24 mai. 2024.
DEZEM, Guilherme Madeira; SOUZA, Luciano Anderson de. Comentários ao Pacote Anticrime: Lei 13.964/19. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2020.
LOPES JÚNIOR, Aury. Direito processual penal. 17. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.
NUCCI, Guilherme de Souza. Curso de direito processual penal. 18. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2021.
POLL, Roberta Eggert; VIEIRA, Andersson. A Necessidade de Contemporaneidade do Periculum Libertatis para a decretação de medidas cautelares sob a égide da Lei nº 13.964/19. In: OLIVEIRA JÚNIOR, Ivan Pareta et al [org.]. ACRIERGS 38 Anos: temas contemporâneos da advocacia criminal. Florianópolis: Habitus, 2022, p. 83-110.
ROSA, Alexandre Morais da. Guia do processo penal estratégico: de acordo com a teoria dos jogos e MCDA-A. Florianópolis: Emais, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, mas com direitos do periódico sobre a primeira publicação e com respeito ao período de exclusividade de um ano. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
Portanto, a reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original, além do link DOI para referência cruzada (se houver).