Breves considerações sobre o fundamento da omissão imprópria nos posicionamentos de Bernd Schünemann e Claus Roxin
Visualizações: 357Palavras-chave:
Crimes omissivos impróprios, DomínioResumo
O presente trabalho se propõe a analisar a ideia de domínio, como fundamento material da equiparação entre ação e omissão, a partir dos posicionamentos de Bernd Schünemann e de Claus Roxin, com o objetivo de identificar o conteúdo desse conceito como alicerce de legitimidade e validade dos crimes omissivos impróprios.
Downloads
Referências
BOTTINI, Pierpaolo Cruz. Crimes de omissão imprópria. 1 ed., São Paulo: Marcial Pons, 2018.
ESTELLITA, Heloisa. Responsabilidade penal dos dirigentes de empresa por omissão: estudo sobre a responsabilidade omissiva imprópria de dirigentes de sociedades anônimas, limitadas e encarregados de cumprimento por crimes praticados por membros de empresa. São Paulo: Marcial Pons, 2017.
KAUFMANN, Armin. Dogmática de los delitos de omisión. 2. ed. Madri: Marcial Pons, 2006.
ROXIN, Claus. Autoría y Dominio Del Hecho en Derecho Penal. Barcelona: Marcial Pons, 2000.
ROXIN, Claus. Derecho Penal: parte general -Tomo I. Especiales formas de aparición del delito. Tradução: Diego-Manuel Luzón Peña et al. Madri: Civitas, 2014.
SCHÜNEMANN, Bernd. Fundamentos y límites de los delitos de omisión impropria. Marcial Pons: Madri, 2009.
TAVARES, Juarez. Teoria dos crimes omissivos. São Paulo: Marcial Pons, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, mas com direitos do periódico sobre a primeira publicação e com respeito ao período de exclusividade de um ano. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
Portanto, a reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original, além do link DOI para referência cruzada (se houver).