Um breve retorno à responsabilidade penal pelo produto
Visualizações: 64Palavras-chave:
Responsabilidade Penal pelo Produto, Omissão Imprópria, IngerênciaResumo
O objetivo do presente artigo consiste em analisar os pressupostos teórico-dogmáticos da chamada responsabilidade penal pelo produto no âmbito da imputação por omissão imprópria. O ponto central da discussão refere-se a três de seus corolários fundamentais, a saber, a causalidade, a posição de garantia e a imputação subjetiva. O interesse de tal reflexão parte da análise do recente caso da Cervejaria Bäcker de Belo Horizonte-MG.
Downloads
Referências
HASSEMER, Winfried; MUÑOZ CONDE, Francisco. La responsabilidad por el producto em derecho penal. Valencia: Tirant Lo Blanch, 1995, p. 157.
TAVARES, Juarez. Teoria dos crimes omissivos. São Paulo: Marcial pons, 2012. p. 370.
ZAFFARONI, Eugênio Raul; BATISTA, Nilo. Direito penal brasileiro, II, I. Rio de Janeiro: Revan, 2013. pp. 363-364.
ROXIN, Claus. Cuestiones sobre la moderna teoria de la imputación penal. Lima: ARA Editores, 2009. pp 18-25.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, mas com direitos do periódico sobre a primeira publicação e com respeito ao período de exclusividade de um ano. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
Portanto, a reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original, além do link DOI para referência cruzada (se houver).