A perspectiva da libertação nos diálogos entre criminologia e psicologia

Vistas: 94

Autores/as

  • Adriana Eiko Matsumoto Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, SP
  • Lucas Maurício Garcia Pimenta e Silva Universidade de São Paulo, Faculdade de Direito, Departamento de Direito Processual.

Palabras clave:

Psicologia da Libertação, Criminologia da Libertação, Alianças Psi-jurídicas

Resumen

A relação entre as ciências jurídicas e as chamadas ciências psi é parte constitutiva do desenvolvimento de uma criminologia etiológica e exerce função ideológica na definição de crime, criminalidade e sujeito criminoso. Propõe-se neste artigo incorporar uma perspectiva crítica, que abarque a historicidade e a totalidade desde a América Latina, a partir dos diálogos entre Psicologia e Criminologia da Libertação.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Eiko Matsumoto, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, SP

Doutora em Psicologia Social pela PUC/SP. Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC/SP. Graduada em Psicologia da UNESP. Professora adjunta da UNIFESP.

Lucas Maurício Garcia Pimenta e Silva , Universidade de São Paulo, Faculdade de Direito, Departamento de Direito Processual.

Graduado em Direito pela USP, foi assessor jurídico nacional da Pastoral Carcerária.  

Publicado

2024-07-16

Cómo citar

Eiko Matsumoto, A., & Garcia Pimenta e Silva , L. M. (2024). A perspectiva da libertação nos diálogos entre criminologia e psicologia. Boletim IBCCRIM, 29(348), 24–26. Recuperado a partir de https://publicacoes.ibccrim.org.br/index.php/boletim_1993/article/view/1391