Ataques nas escolas no Brasil

pesquisa descritiva sobre as características dos incidentes ocorridos entre 2001 e 2024

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13323464

Palabras clave:

ataque, Brasil, escola, fontes abertas, violência

Resumen

Utilizando um protocolo de coleta de dados de fontes abertas, o artigo examina as características dos ataques em escolas no Brasil entre 2001 e 2024, discutindo semelhanças e diferenças com outros eventos internacionais. A pesquisa ressalta a importância de estudar os ataques nas escolas como uma forma distinta de violência.

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Biografía del autor/a

Leandro Ayres França, University of Reading, Reino Unido

Pós-Doutor, Doutor e Mestre em Ciências Criminais pela PUC-RS. Lecturer in Criminology na University of Reading. Associate Editor do International Criminology. Coordenador do CRIMLAB.

Nadine Connell, Griffith University, Austrália

Doutora em Criminology and Criminal Justice pela University of Maryland (EUA). Associate Professor na Griffith University (Australia). Fellow do Griffith Criminology Institute.

Mateus Augusto Silveira Ribeiro, Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil

Estudante de graduação do curso de Direito da UNISC, com mobilidade acadêmica em Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade da Beira Interior (Portugal), Erasmus 2022-2023. Membro do CRIMLAB.

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Publicado

2024-09-30

Cómo citar

Ayres França, L., Connell, N., & Silveira Ribeiro, M. A. (2024). Ataques nas escolas no Brasil: pesquisa descritiva sobre as características dos incidentes ocorridos entre 2001 e 2024. Boletim IBCCRIM, 32(383), 18–22. https://doi.org/10.5281/zenodo.13323464