Ebó criminológico: malandragem epistêmica nos cruzos da criminologia da libertação negra

Vistas: 237

Autores/as

Palabras clave:

Criminologia da Libertação, Afrocentricidade, Exú, Zé Pilintra

Resumen

A Criminologia é um saber de cruzos que na margem possui um potencial insurgente regido por Exú, orixá da comunicação (des)ordeira, que incorpora epistemes afrocentradas, forjadas em rodas onde Zé Pilintra risca a resistência malandreada, quebrando demandas do sistema de controle racial brasileiro, despachando carregos criminológicos e abrindo caminhos para uma Criminologia da Libertação Negra.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Me. Luciano Góes, Universidade de Brasília - UnB - Brasília/DF

Doutorando em Criminologia na Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 2015) e graduado em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL - 2012). Coordenador do Curso de Especialização em Criminologia da Universidade Católica de Salvador (UCSAL). Advogado Abolicionista Afrocentrado. Lattes CV: http://lattes.cnpq.br/6620359831455900

Citas

CASTRO, Lola Aniyar de. Criminologia da libertação. Tradução: Sylvia Moretzsohn. Rio de Janeiro: Revan, 2005.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.

GÓES, Luciano. A “tradução” de Lombroso na obra de Nina Rodrigues: o racismo como base estruturante da Criminologia Brasileira. Rio de Janeiro: Revan, 2016.

GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro, nº. 92/93, Rio de Janeiro, jan./jun.1988.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. 2ª edição. São Paulo, N-1 Edições, 2018.

______. Políticas da Inimizade. Lisboa: Antígona, 2017.

NASCIMENTO. Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. 3ª ed. São Paulo: Perspectivas, 2016.

RAMOS, Alberto. Guerreiro. Introdução crítica à sociologia brasileira. Rio de Janeiro: Editorial Andes Ltda, 1957.

RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.

SANTOS, Antonio Bispo dos. As fronteiras entre o saber orgânico e o saber sintético. In: OLIVA, Anderson Ribeiro; CHAVES, Marjorie Nogueira; FILICE, Renísia Cristina Garcia; NASCIMENTO, Wanderson Flor do. (Orgs). Tecendo redes antirracistas: Áfricas, Brasil, Portugal. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

SIMAS, Luiz Antonio; RUFINO, Luiz. Fogo no mato: as ciências encantadas das macumbas. Rio de Janeiro: Mórula, 2018.

Publicado

2023-08-09

Cómo citar

Góes, M. L. (2023). Ebó criminológico: malandragem epistêmica nos cruzos da criminologia da libertação negra. Boletim IBCCRIM, 29(339), 15–18. Recuperado a partir de https://publicacoes.ibccrim.org.br/index.php/boletim_1993/article/view/618