Do estado social ao suicidário
a proteção dos encarcerados frente à pandemia em Portugal e no Brasil
Visualizações: 9Palavras-chave:
COVID-19, Sistema penitenciário, Reclusos, Portugal e BrasilResumo
Apresentamos duas diferentes posições adotadas para proteger reclusos durante a pandemia do coronavírus: para a contenção no espaço prisional em Portugal foram criados institutos visando a libertação antecipada, enquanto no Brasil a ausência de política de proteção dos direitos e garantias resultou no crescimento da mortandade dos reclusos no país.
Downloads
Referências
MBEMBE, Achilles. Necropolitics. Public Culture, v. 15, n. 1, p. 11-40, 2003.
SAFATLE, Vladimir. Bem-vindo ao Estado suicidário. GGN, 25 mar. 2020. Disponível em: https://jornalggn.com.br/blog/doney/bem-vindo-ao-estado-suicidario-por-vladimir-safatle-n-1-edicoes/. Acesso em: 27. Abr. 2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
MELLO, Kátia Sento Sé. O sistema prisional brasileiro no contexto da pandemia de COVID-19. Disponível em: https://ufrj.br/noticia/2020/04/01/o-sistema-prisional-brasileiro-no-contexto-da-pandemia-de-covid-19. Acesso em: 27 abr. 2020
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, mas com direitos do periódico sobre a primeira publicação e com respeito ao período de exclusividade de um ano. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
Portanto, a reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original, além do link DOI para referência cruzada (se houver).