A dúvida sobre a ilicitude como erro de proibição

uma pequena contribuição para os seus fundamentos

Visualizações: 173

Autores

  • Me. Thiago Rocha de Rezende Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Palavras-chave:

Dúvida, Consciência eventual, Erro de proibição, Dolo

Resumo

A chegada ao Brasil das ideias de Alaor Leite sobre a dúvida e o erro de proibição fez com que renomados autores tivessem que alterar seus manuais para adotá-las. Nada além do justo: ideias brilhantes propostas em um dos lugares dogmáticos que mais necessitava delas. O que este trabalho pretende fazer é um pequeno debate sobre uma objeção bastante específica a essa proposição – a comparação entre o conhecimento eventual sobre os elementos do tipo, que denota dolo eventual e exclui o erro de tipo, e sobre a ilicitude, que nessa proposta constitui o erro de proibição –, confirmando o acerto da proposta de Leite, mas apresentando um novo argumento para a sua fundamentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Me. Thiago Rocha de Rezende, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutorando e Mestre em Direito Penal pela UERJ. Advogado.

Referências

CIRINO DOS SANTOS, Juarez. Direito Penal: parte geral. Florianópolis: Tirant lo Blanch, 2018.

GRECO, Luís. Dolo sem vontade. In: D’ALMEIDA, Luís Duarte et al. (orgs.). Líber amicorum de José de Sousa Brito em comemoração do 70º aniversário: estudos de direito e filosofia. Coimbra: Almedina, 2009.

LEITE, Alaor. Dúvida e erro sobre a proibição no Direito Penal: a atuação nos limites entre o permitido e o proibido. São Paulo: Atlas, 2013.

LEITE, Alaor. Apresentação à 2ª edição. In: LEITE, Alaor. Dúvida e erro sobre a proibição no Direito Penal: a atuação nos limites entre o permitido e o proibido. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

LUCCHESI, Guilherme Brenner. A punição da culpa a título de dolo: o problema da chamada “cegueira deliberada”. 2017. 366 f. Tese (Doutorado em Direito do Estado) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

MARTELETO FILHO, Wagner. O problema do desconhecimento no dolo: os dois planos de normativização do elemento intelectual, com particular aplicação ao erro e aos desvios dos processos causais. 2019. 618 f. Tese (Doutorado em Ciências Jurídico-Criminais) – Faculdade de Direito, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2019.

MARTINELLI, João Paulo Orsini; BEM, Leonardo Schimitt de. Direito penal: lições fundamentais ‒ parte geral. 6. ed. Belo Horizonte: D’Plácido, 2021.

ROBBINS, Ira P. The ostrich instruction: deliberate ignorance as a criminal mens rea. Journal of Criminal Law & Criminology, Chicago, v. 81, n. 2, p. 191-234, 1990.

SILVA SÁNCHEZ, Jesús María. Observaciones sobre el conocimiento eventual de la antijuricidad. Anuario de derecho penal y ciencias penales, Madrid, v. 40, n. 3, p. 647-663, set./dez. 1987.

TAVARES, Juarez. Fundamentos de teoria do delito. Florianópolis: Tirant lo Blanch, 2018.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl; PIERANGELI, José Henrique. Manual de Direito Penal brasileiro: parte geral. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2019.

Downloads

Publicado

2024-07-26

Como Citar

Rocha de Rezende, T. (2024). A dúvida sobre a ilicitude como erro de proibição: uma pequena contribuição para os seus fundamentos. Boletim IBCCRIM, 31(364), 13–15. Recuperado de https://publicacoes.ibccrim.org.br/index.php/boletim_1993/article/view/1582