A imposição de multa por agravo regimental no processo penal:
tempos (cada vez mais) difíceis para uma defesa ampla
Visualizações: 3DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14673707Palavras-chave:
Processualização civil, Multa, Recursos, Processo penal, Defesa amplaResumo
o presente artigo tem como objetivo principal analisar criticamente a imposição de multa pela interposição de Agravo Regimental em Agravo em Recurso Extraordinário junto ao Supremo Tribunal Federal quando considerado manifestamente inadmissível ou que tenha sido julgado improvido unanimemente. A problemática consiste em identificar se esse tipo de providência traz consequências negativas para o exercício da defesa ampla, um dos pilares do processo penal. Como hipótese, tem-se que a imposição da multa inibe o exercício da defesa ampla, prejudicando a estrutura acusatória do processo penal. Por fim, o método utilizado é o qualitativo, com amparo na revisão de literatura.
Downloads
Referências
CRUZ, Rogério Schietti Machado. Garantias processuais nos recursos criminais 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
FERRAJOLI, Luigi. Direito e razão. 4. ed. Trad. Ana Paula Zomer Sica [et al.]. São Paulo: RT, 2014.
FRANÇA JÚNIOR, Francisco de Assis de; LEITÃO, Bruno; KRAMER, Renato; A presença de amigos e familiares da vítima exigindo justiça no plenário do júri: reflexões sobre a necessidade de manutenção de um cenário equilibrado e imparcial na disputa de narrativas entre acusação e defesa. Revista Brasileira de Ciências Criminais, V. 203. ano 32. São Paulo: RT, jul./ago. 2024. Doi: https://doi.org/ 10.5281/zenodo.11094597
LOPES JR. Aury. Fundamentos do processo penal. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2022.
MARTINS, Rui Cunha. A hora dos cadáveres adiados. São Paulo: Atlas, 2013.
MOREIRA, Rômulo de Andrade. Uma crítica à teoria geral do processo. Florianópolis: Empório do Direito, 2015.
MOURA, Maria Thereza Rocha de Assis e LACAVA, Thais Aroca Datcho. A garantia da razoável duração do processo penal e a contribuição do STJ para a sua efetividade”. Processo penal e democracia: estudos em homenagem aos 20 anos da Constituição da República de 1988. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.
NERY JUNIOR, Nelson; NERY, Rosa Maria de Andrade. Código de Processo Civil comentado. 17. ed. São Paulo: RT, 2018.
STRECK, Lenio. O MP (também) será multado por agravos manifestamente inadmissíveis? Consultor Jurídico, 14 de novembro de 2024. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2024-nov-14/o-mp-tambem-sera-multado-por-agravos-manifestamente-inadmissiveis/. Acesso em 28.11.2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Prof. Dr. Francisco de Assis de França Júnior, Prof. Dr. Bruno Cavalcante Leitão Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, mas com direitos do periódico sobre a primeira publicação e com respeito ao período de exclusividade de um ano. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
Portanto, a reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original, além do link DOI para referência cruzada (se houver).