Breves apontamentos sobre estado de coisas inconstitucional e a ADPF 347 do STF à luz do sistema carcerário brasileiro
Visualizações: 321DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10790305Palavras-chave:
Coisas inconstitucionais, Encarceramento, Direitos fundamentais, CárcereResumo
Enquanto objetivo do presente estudo, tem-se de realizar uma análise acerca da decisão do Supremo Tribunal Federal em considerar o estado de coisas inconstitucional do sistema carcerário brasileiro, tendo em vista, principalmente o tratamento desumano destinado aos encarcerados, seja pelas condutas omissivas ou comissivas por parte do poder estatal. Debruçados em materiais bibliográficos que acentuam a temática, assim como trazem à reflexão críticas acerca do cárcere no Brasil, suas consequências e problemáticas, tudo, conforme aduz o título, com a intenção de serem breves apontamentos sobre o assunto com o cerne de esclarecer se há assertividade na referida decisão.
Downloads
Referências
BARATTA, Alessandro. Criminologia Crítica e Crítica do Direito Penal: Introdução à sociologia do Direito Penal. Rio de Janeiro: Revan, Instituto Carioca de Criminologia, 2002.
BARATTA, Alessandro. Ressocialização ou Controle Social: Uma abordagem crítica da “reintegração social do sentenciado. 2014. Disponível em: http://www.ceuma.br/portal/wp-content/uploads/2014/06/BIBLIOGRAFIA.pdf. Acesso em: 25 fev. 2024.
BATISTA, Nilo. A pena nos tempos do cólera. In: BATISTA, Nilo. (Org.) Capítulo de Política Criminal. Rio de Janeiro: Revan, 2022. pp. 249-267.
BATISTA, Nilo. Direito Penal Brasileiro – primeiro volume: Teoria Geral do Direito Penal. Rio de Janeiro: Revan, 2019.
BATISTA, Nilo. Introdução Crítica ao Direito Penal Brasileiro. Rio de Janeiro: Revan, 2011.
BATISTA, Nilo. Punidos e mal pagos: violência, justiça, segurança pública e direitos humanos no Brasil de hoje. Rio de Janeiro: Revan, 1990.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Tribunal Pleno. Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n. 347. Relator: Min. Marco Aurélio. Redator(a) do acórdão: Min. Luís Roberto Barroso. Julgamento: 04/10/2023.
DIETER, Mauricio Stegemann. Política criminal atuarial: a criminologia do fim da história. São Paulo: Tirant Lo Blanch, 2023.
FERRAJOLI, Luigi. Direito e razão: teoria do garantismo pena. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.
LYRA, Roberto. Penitência de um penitenciarista. Belo Horizonte: Líder, 2013.
THOMPSON, Augusto. A questão penitenciária. Rio de Janeiro: Forense, 2002.
UERJ Direitos. Estado de Coisas Inconstitucional no Sistema Penitenciário – ADPF 347. Disponível em: http://uerjdireitos.com.br/adpf-347-estado-de-coisas-inconstitucional-no-sistema-penitenciario/. Acesso em: 24 fev. 2024.
WACQUANT, Loïc. As prisões da miséria. Tradução: André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, mas com direitos do periódico sobre a primeira publicação e com respeito ao período de exclusividade de um ano. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
Portanto, a reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original, além do link DOI para referência cruzada (se houver).