Receptação e crimes patrimoniais

a centralidade dos bens móveis na tutela penal

Visualizações: 31

Autores

  • Alamiro Velludo Salvador Netto Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Palavras-chave:

Direito Penal, Parte especial, Crimes contra o patrimônio, Receptação

Resumo

O artigo debate a polêmica possibilidade de o delito de receptação ter como objeto material também as coisas de natureza imóvel. Para realizar a análise são retomadas questões que envolvem desde o contexto histórico de surgimento da receptação e dos delitos patrimoniais, além da evolução dogmática da matéria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alamiro Velludo Salvador Netto, Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Professor Titular do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da Faculdade de Direito da USP. Advogado.

Referências

PRADO, Luiz Régis. Curso de direito penal brasileiro: parte especial. v. 2, 10. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

FOUCAULT, Michel. A sociedade punitiva. São Paulo: Mediafashion; Folha de S. Paulo, 2021.

SALVADOR NETTO, Alamiro Velludo. Direito penal e propriedade privada: a racionalidade do sistema penal na tutela do patrimônio. São Paulo: Atlas, 2014.

SALVADOR NETTO, Alamiro Velludo. Lavagem de dinheiro e seu protagonismo no Direito Penal. In: SILVEIRA, Renato de Mello Jorge (coord.). Crônicas franciscanas do mensalão: comentários pontuais do julgamento da ação penal nº 470, junto ao STF, pelos professores de direito penal da Universidade de São Paulo (USP). São Paulo: Quartier Latin, 2014. p. 88.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Velludo Salvador Netto, A. (2024). Receptação e crimes patrimoniais: a centralidade dos bens móveis na tutela penal. Boletim IBCCRIM, 31(362), 29–30. Recuperado de https://publicacoes.ibccrim.org.br/index.php/boletim_1993/article/view/1565

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)