Direito penal mínimo e políticas de segurança máxima?

O papel das pesquisas para a equalização democrática

Visualizações: 27

Autores

  • Me. Deborah Gomes Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia

Palavras-chave:

Poder Punitivo, Ciências Criminais, Políticas Públicas de Segurança

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões sobre as manifestações do poder punitivo, oferecendo considerações teóricas e metodológicas para o delineamento de formas de intervenção estatal alinhadas à principiologia democrática e focada na segurança dos direitos. Constatando haver dentro das políticas de segurança pública nichos de ações alinhados a um paradigma maximalista-repressivo, avaliam-se os desafios e dilemas para sua inserção harmônica dentro de um modelo de políticas públicas constitucionalmente adequado. Trata-se de artigo com apontamentos lastreados em pesquisa documental exploratória, que visa a ampliação das discussões sobre os desafios estruturais concernentes ao tema de forma a contribuir para o estabelecimento de uma nova agenda de pesquisa dentro das Ciências Criminais, que culmine em um real impacto social na contenção dos fenômenos do crime e da violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Me. Deborah Gomes, Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Púbicas da UFG. Especialista em Direito Constitucional.  Graduada em Direito pela UFG.  Pesquisadora com foco no campo da Segurança Pública, Políticas Públicas e Efetividade Constitucional.

Referências

ANDRADE, Vera Regina Pereira de. A mudança do paradigma repressivo em segurança pública: reflexões criminológicas críticas em torno da proposta da 1o Conferência Nacional Brasileira de Segurança Pública. Sequência, Florianópolis, n. 67, 2013.

ANDRADE, Vera Regina Pereira. A Ilusão de Segurança Jurídica: do controle da violência à violência do controle penal. 3. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2015.

ARRETCHE, Marta Tereza da Silva. Uma contribuição para fazermos avaliações menos ingênuas. In: BARREIRA, Maria Cecília Roxo Nobre; CARVALHO, Maria do Carmo Brant de. Tendências e Perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE-PUC/SP, 2001. p. 43-56.

BARREIRA, Maria Cecília Roxo Nobre; CARVALHO, Maria do Carmo Brant. Apresentação. In: BARREIRA, Maria Cecília Roxo Nobre; CARVALHO, Maria do Carmo Brant (orgs). Tendências e Perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE-PUC/SP, 2001. p. 5-12.

BATISTA, Nilo. Punidos e mal pagos. Rio de Janeiro: Revan, 1990.

DIAS, Lúcia Lemos. A política de segurança pública entre o monopólio legítimo da força e os direitos humanos. Tese apresentada ao Programa de Doutorado em Serviço Social. Recife: UFPE, 2010.

DRAIBE, Sônia Maria. Avaliação de implementação: esboço de uma metodologia de trabalho em políticas públicas. In: Tendências e Perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE-PUC/SP, 2001.

DURANTE, Marcelo; BORGES, Doriam. Avaliação de desempenho em Segurança Pública. Segurança, Justiça e Cidadania, Brasília, DF, ano 3, n. 5, 2011.

FIGUEIREDO, Amanda Mátar; BATITUCCI, Eduardo Cerqueira. Modelo de gestão em rede nas políticas públicas de segurança: o caso da Política de Integração do Sistema de Defesa Social de Minas Gerais. In: 38º Encontro Anual da Anpocsm, de 27 a 31 de outubro de 2014, Caxambu. Anais... Caxambu, Minas Gerais, 2014.

FONSECA, Jeferson A; PEREIRA, Luciano Z; GONÇALVES, Carlos A. Retórica na construção de realidades na segurança pública: abordagens dos sistemas de Minas Gerais e São Paulo. Revista Administração Pública, Rio de Janeiro, n. 49, v. 2, p. 395-422, mar./abr. 2015.

FREY, Klaus. Políticas Públicas: Um debate conceitual e reflexões referentes à Prática da análise de políticas públicas no Brasil. Revista IPEA - Planejamento e políticas públicas, Brasília, n. 21, p. 211-259, jun. 2000.

GOMES, Deborah F C; MIRANDA, Bartira Macedo de. (Cons)ciência em segurança pública: por políticas públicas de segurança em prol da defesa do estado democrático. Anais... I Encontro Virtual do CONPEDI, Criminologias e Política Criminal, 2020, p.235 – 255.

PNUD - PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO – BRASIL. Guia do marco conceitual da convivência e segurança cidadã. 2.ed. Brasília, DF: PNUD, Conviva, 2016.

ROLIM, Marcos. A síndrome da Rainha Vermelha: policiamento e segurança pública no Século XXI. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

SAPORI, Luís Flávio. Segurança Pública no Brasil: desafios e perspectivas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.

SOUZA, Robson Sávio Reis. Quem comanda a Segurança Pública no Brasil? Atores, crenças e coalizões que dominam a política nacional de segurança pública. Belo Horizonte: Editora Letramento, 2015.

VERAS, Ryanna Pala. Política Criminal e Criminologia Humanista. 2016. Dissertação (Doutorado em Direito) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

Downloads

Publicado

2024-07-24

Como Citar

F C Gomes, D. (2024). Direito penal mínimo e políticas de segurança máxima? O papel das pesquisas para a equalização democrática. Boletim IBCCRIM, 30(354), 20–22. Recuperado de https://publicacoes.ibccrim.org.br/index.php/boletim_1993/article/view/1471