Prisômetro e o populismo punitivo
a segurança pública não se mede em números de prisão
Visualizações: 10DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15132891Palavras-chave:
Prisômetro, Populismo punitivo, Reconhecimento facial, Segurança pública, Políticas inclusivasResumo
A instalação do “Prisômetro” pela Prefeitura de São Paulo, que exibe em tempo real o número de prisões via o sistema Smart Sampa, reflete uma política de segurança baseada no populismo punitivo e no espetáculo da repressão. O presente texto critica o uso dessa ferramenta, já que sem transparência ou controle social o aparato legitima uma lógica, repressiva e preconceituosa. Defende-se, em contraponto, a adoção de políticas públicas inclusivas e preventivas, como o uso de políticas de segurança integradas, a urbanização de áreas marginalizadas, o incentivo à cultura e ao esporte e a promoção da justiça restaurativa. A segurança deve ser medida por indicadores de dignidade e justiça social, e não pela quantidade de prisões.
Downloads
Publication Facts
Reviewer profiles Indisp.
Author statements
- Academic society
- Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
- Publisher
- IBCCRIM
Referências
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO. Smart Sampa. Disponível em: https://smartsampa.prefeitura.sp.gov.br/. Acesso em: 4 abr. 2025.
AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhelli de; SOARES, Bárbara Ribeiro. As Guardas Municipais e a atuação dos municípios na segurança pública: novas atribuições e responsabilidades do poder local. Fonte Segura, 6 nov. 2024. Disponível em: https://fontesegura.forumseguranca.org.br/as-guardas-municipais-e-a-atuacao-dos-municipios-na-seguranca-publica-novas-atribuicoes-e-responsabilidades-do-poder-local/. Acesso em: 4 abr. 2025.
BONNER, Michelle. O que é o populismo punitivista? Uma tipologia baseada na comunicação midiática. Matrizes, v. 15, n. 1, p. 77-102, 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/1430/143067575007/html/. Acesso em: 4 abr. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Instituto Brasileiro de Ciências Criminais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, mas com direitos do periódico sobre a primeira publicação e com respeito ao período de exclusividade de um ano. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
Portanto, a reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original, além do link DOI para referência cruzada (se houver).