O eterno discurso da reforma penal: uma crítica materialista
Visualizações: 183Palavras-chave:
Reforma penal – Lei de Execução Penal – Determinação material – Forma-prisão – Reprodução.Resumo
O presente artigo visa a criticar o discurso de reforma penal, contestando a ideia de que bastaria a correta e rigorosa aplicação da Lei de Execução Penal para resolver a violação sistemática de direitos na prisão, e mesmo para solucionar o problema da criminalidade endêmica no Brasil. Trata-se, segundo o que aqui se argumenta, de uma velha crítica que não alcança a profundidade da compreensão da função estrutural da forma-prisão, aqui entendida como instrumento de reprodução do modo de produção capitalista que opera a fim de garantir a manutenção de uma ordem social específica.
Downloads
Referências
ANDREUCCI, Ricardo Antonio. Legislação penal especial. 15. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2021.
BARATTA, Alessandro. Criminologia crítica e crítica do direito penal: introdução à sociologia do direito penal. Tradução de Juarez Cirino dos Santos. Rio de Janeiro: Revan, 2011.
BRASIL. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 jul. 1984.
CALDAS, Camilo Onoda. A teoria da derivação do Estado e do direito. 2. ed. São Paulo: Contracorrente, 2021.
CONECTAS. ADPF-347: sistema prisional no banco dos réus. 28 maio 2021. Disponível em: https://www.conectas.org/litigiopt/adpf-347-sistema-prisional-no-banco-dos-reus/. Acesso em: 20 set. 2022.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. L’Anti-Œdipe: capitalisme et schizophrénie 1. Paris: Minuit, 1972.
FOUCAULT, Michel. Surveiller et punir: naissance de la prision. Paris: Gallimard, 1975.
MASCARO, Alysson Leandro. Crise e pandemia. São Paulo: Boitempo, 2020.
MASCARO, Alysson Leandro. Filosofia do direito. 9. ed. Barueri: Atlas, 2022.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. Tradução de Álvaro Pina e Ivana Jinkings. São Paulo: Boitempo, 2010.
PACELLI, Eugênio; CALLEGARI, André. Manual de Direito Penal. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
PACHUKANIS, Evguiéni. Teoria Geral do Direito e Marxismo. Tradução de Paula Vaz de Almeida. São Paulo: Boitempo, 2017.
SILVA, Gustavo Ruiz da; TRANJAN, Alexandre de Lima Castro. Seriamente entediado: Schopenhauer sobre o confinamento solitário, de David Bather Woods. Voluntas: Revista Internacional de Filosofia, v. 12, n. 2, p. e10, 2022. DOI: 10.5902/2179378667888
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, mas com direitos do periódico sobre a primeira publicação e com respeito ao período de exclusividade de um ano. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
Portanto, a reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original, além do link DOI para referência cruzada (se houver).