O eterno discurso da reforma penal: uma crítica materialista
Vistas: 178Palabras clave:
Reforma penal – Lei de Execução Penal – Determinação material – Forma-prisão – Reprodução.Resumen
O presente artigo visa a criticar o discurso de reforma penal, contestando a ideia de que bastaria a correta e rigorosa aplicação da Lei de Execução Penal para resolver a violação sistemática de direitos na prisão, e mesmo para solucionar o problema da criminalidade endêmica no Brasil. Trata-se, segundo o que aqui se argumenta, de uma velha crítica que não alcança a profundidade da compreensão da função estrutural da forma-prisão, aqui entendida como instrumento de reprodução do modo de produção capitalista que opera a fim de garantir a manutenção de uma ordem social específica.
Descargas
Citas
ANDREUCCI, Ricardo Antonio. Legislação penal especial. 15. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2021.
BARATTA, Alessandro. Criminologia crítica e crítica do direito penal: introdução à sociologia do direito penal. Tradução de Juarez Cirino dos Santos. Rio de Janeiro: Revan, 2011.
BRASIL. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 jul. 1984.
CALDAS, Camilo Onoda. A teoria da derivação do Estado e do direito. 2. ed. São Paulo: Contracorrente, 2021.
CONECTAS. ADPF-347: sistema prisional no banco dos réus. 28 maio 2021. Disponível em: https://www.conectas.org/litigiopt/adpf-347-sistema-prisional-no-banco-dos-reus/. Acesso em: 20 set. 2022.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. L’Anti-Œdipe: capitalisme et schizophrénie 1. Paris: Minuit, 1972.
FOUCAULT, Michel. Surveiller et punir: naissance de la prision. Paris: Gallimard, 1975.
MASCARO, Alysson Leandro. Crise e pandemia. São Paulo: Boitempo, 2020.
MASCARO, Alysson Leandro. Filosofia do direito. 9. ed. Barueri: Atlas, 2022.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. Tradução de Álvaro Pina e Ivana Jinkings. São Paulo: Boitempo, 2010.
PACELLI, Eugênio; CALLEGARI, André. Manual de Direito Penal. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
PACHUKANIS, Evguiéni. Teoria Geral do Direito e Marxismo. Tradução de Paula Vaz de Almeida. São Paulo: Boitempo, 2017.
SILVA, Gustavo Ruiz da; TRANJAN, Alexandre de Lima Castro. Seriamente entediado: Schopenhauer sobre o confinamento solitário, de David Bather Woods. Voluntas: Revista Internacional de Filosofia, v. 12, n. 2, p. e10, 2022. DOI: 10.5902/2179378667888
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados pertenecen al autor, pero con los derechos de la revista sobre la primera publicación y respetando el periodo de exclusividad de un año. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente esta revista como medio de la publicación original. Si no existe tal indicación, se considerará una situación de autoplagio.
Por tanto, la reproducción, total o parcial, de los artículos aquí publicados queda sujeta a la mención expresa del origen de su publicación en esta revista, citando el volumen y número de la misma. A efectos legales, deberá consignarse la fuente de la publicación original, así como el enlace DOI de referencia cruzada (si lo hubiera).