A advocacia sob a lente do ministério público
Visualizações: 21Palavras-chave:
Justiça Criminal, Advogado, Independência, ÉticaResumo
Nos últimos anos, o papel da advocacia criminal mudou com as alterações no sistema de justiça criminal. Contudo, o destemor e a independência sempre foram e continuam sendo condições fundamentais ao exercício da atividade advocatícia criminal. Além disso, o dever ético de estimular a conciliação cresce de importância na medida em que há uma amplitude dos espaços negociais no processo penal.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Pablo Antônio Cordeiro de. O encarceramento em massa decorre de onda punitivista no Brasil? O que dizem os dados do “Sistema Justiça”. Revista Jurídica Luso-Brasileira, ano 5, n. 5, p. 1375-1414, 2019.
MALAN, Diogo. Advocacia criminal e suas responsabilidades. Conjur, 22 abr. 2020. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2020-abr-22/advocacia-criminal-responsabilidades. Acesso em: 07 jul. 2021.
RAMOS, Patricia Pimentel de Oliveira Chambers. Garantismo versus Punitivismo: o Equívoco da Contrariedade. Revista do Ministério Público do Rio de Janeiro, n. 67, p. 199-223, jan./mar. 2018.
SOUZA, Artur de Brito Gueiros. Da criminologia à política criminal: Direito Penal econômico e o novo Direito Penal. In: SOUZA, Artur de Brito Gueiros (org.). Inovações no Direito Penal Econômico: Contribuições criminológicas, político-criminais e dogmáticas. ESMPU: Brasília, 2011. p. 105-146.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, mas com direitos do periódico sobre a primeira publicação e com respeito ao período de exclusividade de um ano. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
Portanto, a reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original, além do link DOI para referência cruzada (se houver).