O conversador da Praça da Sé

Autores

  • Prof. Dr. Alvino Augusto de Sá (in memoriam) Universidade de São Paulo, USP, Brasil

Palavras-chave:

Conversação, Injustiça, Igualdade social

Resumo

O texto relata um episódio na Praça da Sé em que o autor, ao interagir com um morador de rua, descobre o valor da conversa — não apenas como ato de bondade, mas como reconhecimento da dignidade humana. Propõe que os títulos sociais (professor, juiz, advogado) são irrelevantes para o convívio humano real; o que nos mantém vivos é sermos “conversadores”, capazes de dialogar sem hierarquias. A justiça, diante de desigualdades e violência, não se estabelece por sanções ou rótulos, mas através do entendimento mútuo, da aproximação e da escuta na esfera pública, especialmente entre aqueles historicamente marginalizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prof. Dr. Alvino Augusto de Sá (in memoriam), Universidade de São Paulo, USP, Brasil

Livre-Docente em Criminologia pela Faculdade de Direito da USP. Doutor em Psicologia Clínica e Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Psicólogo pela PUC-SP e Especialista em Psicologia Jurídica (CRP-SP). Professor Associado Sênior do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da USP. Foi psicólogo da Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo (1972–2005), membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo. Atuou como docente na Universidade Guarulhos e na Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de ter coordenado a Pós-Graduação e o Laboratório de Iniciação Científica do IBCCRIM. Autor e organizador de diversos livros e artigos científicos, entre eles Criminologia clínica e psicologia criminal (RT, 2014) e Criminologia clínica e execução penal (Saraiva, 2015). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8624558573572733

Downloads

Publicado

09-09-2019

Como Citar

SÁ, Alvino Augusto de. O conversador da Praça da Sé. Boletim IBCCRIM, São Paulo, v. 27, n. 322, p. 3–5, 2019. Disponível em: https://publicacoes.ibccrim.org.br/index.php/boletim_1993/article/view/2365. Acesso em: 19 nov. 2025.

Métricas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.