Justiça de transição e poder judiciário: a aplicação do Direito Internacional de Direitos Humanos em oposição à Lei de Anistia sobre a tortura (caso brasileiro)
Visualizações: 59Palavras-chave:
Direitos Humanos, Ditadura Militar, Justiça de Transição, Direito Achado na RuaResumo
O presente trabalho busca entender a Justiça de transição sob o olhar dos direitos humanos e o tratamento dos conflitos posteriores dos regimes militares, à liberalização e democratização no Brasil. Para o objetivo proposto, utilizou-se a metodologia da revisão bibliográfica da obra O Direito Achado na Rua: Introdução Crítica à Justiça de Transição na América Latina partindo-se da problemática dos dilemas e desafios da Justiça de Transição na aplicação do Direito Internacional dos Direitos Humanos em oposição à lei de anistia sobre a tortura, desafiando o entendimento do STF e criminalizando agentes públicos que praticaram crimes de tortura na Ditadura Militar.
Downloads
Referências
ABRÃO Paulo; TORELLY Marcelo D.. Mutações do conceito de anistia na justiça de transição brasileira: a terceira fase da luta pela anistia. In: Justiça de transição: direito à justiça, à memória e à verdade / TOSI, Giuseppe Tosi...[ et al.], (Organizadores). Justiça de transição: direito à justiça, à memória e à verdade- João Pessoa: Editora da UFPB, 2014.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.140 de 4 de dezembro de 1995. Regulamenta o disposto no inciso XLIII do art. 5º da Constituição Federal, disciplinando o terrorismo [...]. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13260.htm > Acesso em: 23 jul 2017BRASIL. Ministério Público Federal. Câmara de Coordenação e Revisão,2. Grupo de trabalho justiça de transição: atividades de persecução penal desenvolvidas pelo Ministério Público Federal: 2011-2013 / coordenação e organização de Raquel Elias Ferreira Dodge, Subprocuradora-Geral da República. Brasília : MPF/2a CCR, 2014. (2014a).
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n. 153. /DF. Autor: Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Relator: Min. Eros Grau, Brasília, Distrito Federal, 29 abr. 2010.
COMPARATO, Fábio Konder . A tortura no Direito Internacional. Fundação Perseu Abramo, 25/05/2010. Disponível em: <https://fpabramo.org.br/2010/05/25/a-tortura-no-direito-internacional/>. Acesso em: 17 ago. 2019GONZÁLEZ, Rodrigo Stumpf. Direitos Humanos na América Latina: Transições Inconclusas e a Herança das Novas Gerações. In: . RÚBIO, David Sanches. Direitos humanos e globalização [recurso eletrônico] : fundamentos e possibilidades desde a teoria crítica/ Org. David Sánchez Rúbio... [et al]. – 2. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : EDIPUCRS, 2010. Disponível em: <http://www.pucrs.br/edipucrs/direitoshumanos.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2020.
MACHADO, Bruno Ribeiro. A Justiça de Transição e a reparação de danos no Brasil: a necessidade de consideração dos danos morais na fixação do quantum indenizatório. In: Revista de Direitos e Garantias Fundamentais - n° 5, 2011.Disponível em . Acesso em 17 ago.2019
MADEIRO, Carlos. Lei da Anistia completa 40 anos com crimes da ditadura ainda impunes... Colaboração para o UOL, em Maceió 28/08/2019 ... – Disponível em . Acesso em 04 nov 2019.
PIOVESAN, Flávia. Justiça de Transição e o Direito Internacional dos Direitos Humanos. SOUSA JUNIOR, José Geraldo et all. O Direito Achado na Rua: Introdução Crítica à Justiça de Transição na América Latina. vol. 7. 2015
SILVA FILHO, José Carlos Moreira da; CASTRO, Ricardo Silveira. Justiça de Transição e Poder Judiciário brasileiro: A barreira da lei de anistia para a responsabilização dos crimes da ditadura civil-militar no Brasil. In Justiça de transição: direito à justiça, à memória e à verdade / Giuseppe Tosi...[et al.], (Organizadores).- João Pessoa: Editora da UFPB, 2014.
SOUSA JUNIOR, José Geraldo; BICALHO DE SOUZA, Nair Heloísa.. Justiça de Transição: Direito à memória e à verdade. SOUSA JUNIOR, José Geraldo et all. O Direito Achado na Rua: Introdução Crítica à Justiça de Transição na América Latina. vol. 7. 2015
OSMO, Carla. Judicialização da justiça de transição na América Latina. Ministério da Justiça, Comissão de Anistia, Rede Latino-Americana de Justiça de Transição (RLAJT), 2016. (p. 27-108)
PINTO NETO, Moisés. Sobre a esquerda punitiva, de novo. O ingovernável. Disponível em www.moysespintoneto.wordpress.com. Acesso em 23 jul 2017
RODRIGUES PINTO, Simone. Memória, Verdade e Responsabilização. EdUnB, 2012. (Justiça, moral e reconhecimento, p.29-54)
TOSI, Giuseppe; ALBUQUERQUE E SILVA, Jair Pessoa de. A justiça de transição no Brasil e o processo de democratização. Justiça de transição: direito à justiça, à memória e à verdade / Giuseppe Tosi...[et al.], (Organizadores).- João Pessoa: Editora da UFPB, 2014
ZYL, Paul Van. Promovendo a justiça transicional em sociedades pós-conflito. Revista Anistia Política e Justiça de Transição. Ministério da Justiça no. 1 jan/jun 2009. Brasília: Ministério da Justiça, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, mas com direitos do periódico sobre a primeira publicação e com respeito ao período de exclusividade de um ano. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
Portanto, a reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original, além do link DOI para referência cruzada (se houver).