Compliance e crimes corporativos: uma análise desde a economia política da punição

Autores

  • Prof. Dr. Raphael Boldt Faculdade de Direito de Vitória - Vitória/ES

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10957554

Palavras-chave:

Criminal Compliance, Criminologia, Economia Política da Punição

Resumo

O texto propõe uma análise criminológica do compliance criminal com base na economia política da punição, incorporando a abordagem de Rusche e Kirchheimer sobre sistemas de punição e relações produtivas. O estudo explora como as forças econômicas influenciam as práticas de conformidade e não conformidade no ambiente corporativo, destacando a interseção entre compliance, criminalidade e poder. Para tanto, a pesquisa emprega uma abordagem materialista, utilizando revisão bibliográfica e análise crítica das práticas de compliance desde o método dialético. O problema central do ensaio é compreender em que medida a economia política da punição pode ser utilizada para uma análise das dinâmicas de poder no capitalismo periférico e como as relações de produção determinam o desenvolvimento do compliance no campo penal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prof. Dr. Raphael Boldt, Faculdade de Direito de Vitória - Vitória/ES

Pós-Doutor em Direito Penal (Goethe-Universität/Frankfurt am Main) e em Criminologia (Universität Hamburg), ambos com bolsa DAAD. Doutor em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV), com estágio doutoral na Goethe-Universität/Frankfurt am Main. Professor nos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da FDV. Advogado. Lattes cv: http://lattes.cnpq.br/7059830980608621

Referências

BARAK, Gregg. Unchecked Corporate Power: Why the Crimes of Multinational Corporations Are Routinized Away and What We Can Do About It. New York: Routledge, 2017.

GARLAND, David. A cultura do controle: crime e ordem social na sociedade contemporânea. Trad. André Nascimento. Rio de Janeiro: Revan, 2008.

NAUCKE, Wolfgang. Der Begriff der politischen Wirtschaftsstraftat – Eine Annäherung. Berlin: LIT Verlag, 2012.

RUSCHE, Georg; KIRCHHEIMER, Otto. Punição e estrutura social. 2ª Ed. Trad. Gizlene Neder. Rio de Janeiro: Revan, 2004.

Downloads

Publicado

01-05-2024

Como Citar

BOLDT, Raphael. Compliance e crimes corporativos: uma análise desde a economia política da punição. Boletim IBCCRIM, São Paulo, v. 32, n. 378, p. 23–24, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10957554. Disponível em: https://publicacoes.ibccrim.org.br/index.php/boletim_1993/article/view/1123. Acesso em: 14 fev. 2026.

Edição

Seção

Criminologias

Métricas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.